Contratado junto ao Ituano após o Paulistão de 2014, Rafael Silva demorou a se encontrar no Vasco. Após uma Série B sem brilho, o atacante foi um dos destaques do time de São Januário na conquista do Campeonato Carioca. Autor de dois nas finais contra o Botafogo, o camisa 11 espera ter deixado a desconfiança dos torcedores de lado para se tornar um dos principais jogadores do clube na temporada.
- Como eu vim de um time de menor expressão, sempre existe uma dúvida. Eu acho que agora, com essa sequência de jogos, estou podendo mostrar o meu trabalho. Espero evoluir a cada dia para cair de vez nas graças da torcida - disse o jogador durante o "Seleção SporTV".
Para Rafael Silva, o fato de o Vasco ter encarado o Campeonato Carioca como uma prioridade ajudou na quebra do jejum de 12 anos sem títulos na competição.
- Todo mundo tem um pouco de mérito. A diretoria foi feliz nas contratações e o Doriva no seu papel como treinador também. Acho que todo mundo abraçou essa ideia, todo mundo viu que tem que ralar mesmo, trabalhar e abraçar uma ideia e conseguimos chegar longe. Acho que em todos os jogos que a gente fez no campeonato, o grupo saiu com a sensação de dever cumprido. Então acho que isso foi fundamental para o título.