Ralf não deve ficar muito tempo desempregado. Perto de acertar a rescisão do contrato com o Corinthians, o volante tem sondagens de Botafogo, Fluminense e Vasco. Pelo menos é o que garante uma pessoa muito próxima ao jogador. "Não há proposta oficial, mas teve consulta de todos, menos do Flamengo", explica.
A expectativa é de que Ralf se resolva primeiro com o Corinthians para em seguida abrir negociações com os interessados. Empresário do volante, André Costa discute com o presidente Andrés Sanchez a quebra do vínculo com 11 meses de antecedência - o atual contrato se encerra em 31 de dezembro.
Em respeito ao que Ralf representa para a instituição, o Corinthians cogita bancar seus salários até o fim. Porém, em longas parcelas.
Assim que estiver livre, o volante se sentará com aqueles que o quiserem para avançar. Um clube chinês chegou a sondá-lo, mas, aos 35 anos, ele prefere ficar no Brasil desde que arranje um time grande para defender. Se fechar com Flu, Bota ou Vasco, o jogador atuará pela primeira vez na carreira em um clube do Rio de Janeiro.
Na temporada passada, apesar da idade, o volante disputou 49 partidas e marcou um gol. O número de jogos supera até o do ano anterior, quando ele entrou em campo 31 vezes.