Ramón Diaz vem sendo o grande nome da reviravolta do Vasco da Gama dentro do Campeonato Brasileiro. Desde que chegou ao clube, a equipe cresceu de rendimento dentro de campo e vem conquistando resultados importantes, que culminaram na saída da zona de rebaixamento na última rodada, após vitória contra o América Mineiro, no Independência.
No comando do Vasco, até o momento, Ramón Díaz tem cinco vitórias, dois empates e três derrotas. Este começo é melhor do que nomes conhecidos e renomados no futebol brasileiro como Diego Aguirre, Fabián Bustos e até mesmo Bruno Lage, técnico do atual líder do Campeonato Brasileiro.
Os 10 primeiros jogos de Ramón Diaz em frente ao Vasco também foram melhores do que os 10 primeiros jogos de Luís Castro quando chegou ao Botafogo. O atual treinador do Al Nassr, um dos responsáveis pela arrancada histórica do Alvinegro no primeiro turno, acumulou 3 vitórias, 4 empates e 4 derrotas em seus 10 primeiros jogos.
Por outro lado, técnicos como Abel Ferreira, António Oliveira e Jorge Sampaoli tem retrospecto melhor que Ramón. Importante dizer que as duas primeiras partidas de Ramón frente ao Vasco da Gama foram derrotas, contra Athletico Paranaense e Corinthians. Na época, o Vasco já demonstrava sinais de recuperação, mas os novos reforços ainda não haviam chegado e o elenco estava fragilizado, tanto tecnicamente quanto mentalmente.
As atuais atuações do Vasco são promissoras e a equipe ainda tem margem para crescimento. Com isso, tem tudo para elevar as estatísticas de Ramón Díaz, que já virou um grande xodó da torcida vascaína. Agora, o treinador foca na decisão do próximo domingo, contra o Santos, em uma partida que tem tudo para ser um divisor de águas tanto para o Cruzmaltino quanto pro Peixe.