Neste início de temporada, o Coritiba está com a defesa mais difícil de ser superada. A equipe treinada pelo português António Oliveira não levou gol em oito dos 11 jogos disputados no Campeonato Paranaense e na Copa do Brasil. Em 73% das partidas disputadas, a equipe saiu de campo sem sofrer gol, melhor desempenho entre os times que vão disputar a Série A do Brasileirão.
Nesse importante indicador de organização de uma equipe, a segunda colocação é dividida por Grêmio e Vasco, que não levaram gol em seis dos nove jogos disputados (67%). As equipes são treinadas, respectivamente, pelos brasileiros Renato Gaúcho e Maurício Barbieri. A robustez defensiva dá suporte para se realizar um trabalho de sucesso no início do Brasileirão.
O indicador é importante porque neste início de temporada, em média, os clubes enfrentam adversários mais fracos do que terão pela frente na Série A. Entre os últimos colocados do ranking de defesas estão o Bahia, goleado por 6 a 0 pelo Sport na Copa do Nordeste, o Santos, que esteve ameaçado pelo rebaixamento durante grande parte do Campeonato Paulista, e o Cuiabá, eliminado da Copa do Brasil logo na primeira fase ao ser derrotado fora de casa por 4 a 3 pelo São Raimundo-RR.
Veja abaixo o ranking por percentual de jogos sem sofrer gol.
Ataques mais consistentes
Se América-MG e Cruzeiro estão entre as três defesas que menos jogos passaram sem sofrer gol, os clubes mineiros vivem momentos muito diferentes quando analisada a consistência dos ataques. O América-MG é uma das equipes que fez gol em todas as suas partidas, assim como Goiás, Athletico-PR e Cuiabá, enquanto o Cruzeiro não fez gol em duas de suas sete partidas, o que o coloca com a quinta pior marca ofensiva entre os times da Série A.
É possível argumentar que foram apenas dois jogos sem fazer gol, mas vale lembrar que o Cruzeiro só reverteu nas últimas duas partidas o que até então vinha sendo uma temporada muito difícil. Conseguiu duas vitórias seguidas depois de passar quatro jogos sem vitória em cinco disputados.
Além de ter feito gol em todos os seus jogos, o Athletico-PR não apenas venceu nove de seus dez jogos (aproveitamento de 93%) como ainda tem o maior saldo de gols entre os times da Séria A, 18 gols (24 gols marcados e apenas seis sofridos em dez jogos).
Veja abaixo o ranking por percentual de jogos sem fazer gol.