Sete. Esse foi o número de gols que a defesa do São Paulo sofreu nas 24 partidas que disputou no Brasileiro deste ano. No entanto, no campeonato de 2001, esse mesmo número teve outro significado para os paulistas. Sete foi o número de gols que o Vasco marcou no São Paulo em uma única partida, no dia 25 de novembro. Jogando em São Januário, na penúltima rodada do Brasileiro daquele ano, os vascaínos despacharam o time de Rogério Ceni, Belletti, Kaká, França e Luís Fabiano, além do hoje vascaíno Júlio Santos, com uma histórica goleada por 7 a 1.
Destaque na irrepreensível apresentação cruzmaltina, Romário foi o autor de três gols. Com a fartura, o Baixinho se isolou e garantiu a artilharia do Brasileiro, com 21 gols. De quebra, o hoje milenar goleador, teve a honra de marcar outro gol 1.000: O milésimo do Brasileiro. A goleada sobre o São Paulo marcou, ainda, a despedida de Euler de São Januário. Campeão Brasileiro com o Vasco em 2000, ele deixou o clube no fim de 2001.
Aos gritos de “Fica Euler!”, que vinham das arquibancadas, o atacante marcou seu último gol com a cruz de malta no peito. Os outros gols foram feitos pelo lateral-esquerdo Gilberto, o apoiador Léo Lima e o atacante Dedé. França descontou no fim da partida.
Árbitro do jogo de amanhã, o gaúcho Carlos Eugênio Simon também apitou a goleada de 2001 e teve participação importante. Com apenas seis minutos de jogo, expulsou o goleiro Rogério Ceni, que espalmou uma bola fora da área e mudou o panorama da partida. O substituto, o goleiro Alencar teve seguidas falhas e o São Paulo, com um jogador a menos, não conseguiu resistir ao ímpeto vascaíno.
Confira a súmula deste jogo: