A International Board (IFAB) anunciou nesta sexta-feira que a regra da opção de cinco substituições para cada time por jogo será prorrogada até o dia 31 de dezembro de 2022. Ou seja, a decisão da diretoria da IFAB também abrange a Copa do Mundo de 2022, a ser disputada no Catar entre os dia 21 de novembro e 18 de dezembro do ano que vem.
De acordo com o comunicado da entidade, os membros da diretoria chegaram a um acordo durante a reunião ordinária desta sexta-feira pela extensão de emenda na terceira lei, que trata das substituições para todas as competições de alto nível.
A razão pela manutenção das cinco substituições por jogo é o impacto ainda corrente da pandemia de Covid-19 no futebol. A IFAB recebeu análises globais sobre esses danos e também ouviu representações de diferentes integrantes da comunidade do futebol.
A regra das cinco trocas foi introduzida internacionalmente em maio de 2020, como uma maneira de proteger a saúde dos jogadores. Em julho do ano passado, a Fifa e a IFAB decidiram que a medida valeria até o final da temporada 2020/21.