Pelo Corinthians Nilton mostrou o seu canhão pela primeira vez em um clássico de São Paulo. Atuando pelo Corinthians contra o Santos, o volante cobrou falta de longe e acertou o ângulo direito do goleiro Fabio Costa. O gol surpreendeu até mesmo os companheiros de time, que não sabiam do potencial do chute da, então, promessa da base.
Vitória elástica Contra o Vitória, em São Januário, pela primeira partida das quartas de final da Copa do Brasil de 2009, Luciano Almeida colocou a mão na bola. Na cobrança de falta, o volante soltou uma bomba para fazer o quarto gol na vitória por 4 a 0 sobre o Rubro-Negro.
Golaço No segundo turno da Série B do Campeonato Brasileiro, em 2009, contra o Vila Nova (GO), após cruzamento de Paulo Sergio, Nilton acertou voleio e fez um bonito gol na vitória por 4 a 1.
Contra o América Na segunda partida do Campeonato Carioca de 2010, contra o América, no Engenhão, Nilton arriscou da intermediária e o goleiro Roberto não segurou. O volante abriu o placar da partida, vencida pelo Vasco por 2 a 1.
Na virada Nilton marcou um golaço contra o Internacional, em São Januário, pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2010. Phillipe Coutinho avançou pela direita e rolou para Nilton, que chutou e acertou o ângulo de Abbondanzieri. O gol foi o terceiro do Vasco, que perdia por 2 a 0 para o Colorado.
Perdeu, mas fez Contra o Grêmio Barueri, pelo Brasileiro de 2010, em São Paulo, Nilton cobrou pênalti no segundo tempo e o goleiro Giovani fez a defesa. O volante aproveitou o rebote e marcou. O Vasco ganhou o jogo por 2 a 1.
Explodiu São Januário! Contra o Atlético-GO, também pelo Brasileiro, Nilton arriscou chute da intermediária, Marcio voou na bola, mas não alcançou e o volante abriu o placar no primeiro tempo. O time cruzmaltino venceu por 2 a 0.
Na Libertadores Nilton voltou a mostrar o poder do seu chute nas oitavas de final da Libertadores, contra o Lanús (ARG). Após cruzamento de Diego Souza, a zaga argentina cortou, Juninho ganhou o rebote e ajeitou para Nilton, que chegou batendo de primeira, acertando uma bomba para abrir o placar na Argentina. O Vasco perdeu o jogo, mas garantiu a vaga nos pênaltis.
(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)