O Vasco está muito próximo de confirmar sua volta a elite do futebol brasileiro. Em seu penúltimo jogo nesta edição da Série B, nesta quinta-feira (27), contra o Sampaio Correa, às 21h45, em São Januário, caso vença a partida ou, dependendo de outros resultados, com um empate, o Cruzmaltino garante o retorno a Série A em 2023.
Nas outras edições que o Gigante da Colina disputou a Segundona, em alguns dos seus penúltimos jogos disputados, o clube já chegou classificado. Em outra ocasião teve que confirmar o retorno a Série A na última rodada. E, mais recentemente, em 2021, o Vasco chegou ao penúltimo compromisso sem chances de classificação.
Abaixo, vamos relembrar como foram esses penúltimos jogos do Cruzmaltino nas edições passadas da Série B.
2009
No dia 21/11, jogando no Maracanã, o Vasco (já com o título e acesso garantidos), perdeu para a Portuguesa-SP por 1 a 0. O resultado não mudou a vida do Gigante da Colina no Campeonato Brasileiro da Série B. O ex-Flamengo Fellype Gabriel deu a vitória aos paulistas.
2014
Em 22 de novembro, novamente no Maracanã, desta vez contra a equipe do Icasa-CE, o Vasco confirmou seu retorno a elite do futebol brasileiro com um frustrante empate por 1 a 1, resultado que gerou vaias da maioria dos 56.334 torcedores (49.559 pagantes) que lotaram o estádio. Com o empate, o Vasco ficou na terceira colocação com 63 pontos e não pode mais ser ultrapassado por ninguém.
2016
No dia 19/11, sob o comando do atual treinador, Jorginho, o Vasco da Gama não conseguiu garantir o acesso antecipado à Série A do Brasileirão ao ser derrotado por 1 a 0 pelo Criciúma, no Estádio Heriberto Hulse, em Santa Catarina. Naquela ocasião, o Cruzmaltino só garantiu sua vaga no G-4 da Segundona na última rodada, em triunfo sobre a equipe do Ceará, por 2 a 1, no Maracanã. Os gols do Vasco foram marcados pelo já falecido centroavante Thalles. Vale ressaltar que neste ano, o artilheiro do Gigante da Colina na temporada foi o meia Nenê, com 21 gols.
2021
Já em 2021, no dia 19 de novembro, após péssima campanha na Segundona, o Vasco chegou ao penúltimo jogo do torneio sem nenhuma condição de brigar por uma vaga no G-4. Em um empate por 2 a 2 contra o Remo, em São Januário, o Cruzmaltino fez sua última partida no Rio. Os gols do Vasco foram marcados por Léo Matos e Matias Galarza.