A vitória do Vasco da Gama contra o América Mineiro foi incontestável dentro de campo, mas gerou reclamações fora dele. O presidente da SAF do América Mineiro, Marcus Salum, falou com a imprensa depois da partida e reclamou da arbitragem de Ramon Abatti Abel, contestando lances como a expulsão de Iago Maidana no fim do primeiro tempo e se referindo ao episódio como “Operação Salva Vasco”. Entretanto, o Cruzmaltino tem um histórico de ser prejudicado pelas decisões da arbitragem durante todo o Campeonato Brasileiro.
Os lances mais lembrados pelo torcedores, com certeza, são aqueles que aconteceram recentemente. São destacados o pênalti não marcado em Orellano contra o Bragantino, o pênalti não marcado em Pec contra o Atlético-MG, e, principalmente, o gol anulado contra o Palmeiras, que gerou muitas críticas dos vascaínos. Outro lance importante foi a não-expulsão do lateral-direito Gilberto na partida contra o Bahia, um confronto direto super importante para a temporada.
Ainda no primeiro turno, quando o time era comandado por Maurício Barbieri, também existiram polêmicas. A maior delas, com certeza, na partida contra o Santos, quando múltiplos lances de pênalti a favor do Cruzmaltino ocorreram e o VAR não foi acionado em nenhum oportunidade.
Após a partida, o Vasco da Gama soltou uma nota oficial em suas redes sociais repudiando o comentário do dirigente do América e se referiu à “Operação Salva Vasco” como uma grande missão conduzida pelos próprios integrantes do clube para retomar o caminho das vitórias no Brasileirão, e não por fatores externos.