Volta Redonda vai ganhar, no próximo sábado (26), a primeira escola pública de remo do País. A cerimônia de inauguração será realizada às 10h, no Parque Aquático Municipal. A Escola Municipal de Remo de Volta Redonda promoverá atividades de iniciação à modalidade esportiva do remo e atividades educativas sobre o meio ambiente e recursos hídricos. Jovens em idade escolar - entre 12 e 16 anos - e matriculados regularmente na rede pública de ensino, serão o público alvo da escola. Na primeira fase do projeto, espera-se que sejam matriculados em torno de cem alunos. As inscrições poderão ser realizadas na secretaria do Parque Aquático, a partir de 1º de março.
O prefeito Antônio Francisco Neto, grande incentivador do projeto que foi idealizado dentro da Defesa Civil de Volta Redonda, está apostando no sucesso dessa nova modalidade de esporte na cidade. Segundo Neto, a Escola Municipal de Remo é mais uma prova da importância que Volta Redonda dá ao esporte.
- Com a Escola Municipal de Remo iremos mostrar como é possível utilizar o Rio Paraíba sem prejudicar o meio ambiente, e a importância de preservá-lo. A escola de remo vai atender alunos da rede pública de ensino, dando oportunidade a eles de conhecer e praticar uma nova modalidade de esporte, além de formar, em breve, futuros campeões de remo para a nossa cidade - acredita o prefeito.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Rodrigo Ibiapina, o objetivo do projeto é difundir a prática do remo na região Sul Fluminense. Outro objetivo é incentivar, por meio da Escola Municipal de Remo, a preservação do meio ambiente por parte dos alunos.
- Antes das aulas práticas, eles terão aulas sobre meio ambiente e noções de Defesa Civil. Será a primeira escola de remo totalmente pública do país, e está sendo custeada unicamente pelo município - afirmou Ibiapina.
As aulas serão realizadas de terça a sábado, na parte da manhã e na parte da tarde. As aulas teóricas acontecerão no auditório da Defesa Civil.
Segurança
A primeira fase das aulas práticas será realizada na piscina olímpica do Parque Aquático. Posteriormente, quando estiverem aptos, os alunos utilizarão o Rio Paraíba do Sul, junto com um instrutor, em um barco duplo, e serão acompanhados por uma embarcação da Defesa Civil durante todo o tempo que estiverem na água.
Equipamento
Serão utilizadas neste projeto treze embarcações a remo, sendo nove individuais e três com capacidade para dois remadores. As embarcações são construídas em fibra de vidro e com ferragens em aço inox. Para atracação e saída dos barcos foi construída uma rampa (deck), para que os alunos não se exponham ao contato direto com a água não tratada e também uma cobertura para guarda de barcos, protegendo o material.
Professores
A escola de remo contará com dois professores: Rômulo de Jesus Ferreira, professor da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) capacitado no ano passado pela Confederação Brasileira de Remo no curso de Formação de Instrutores de Remo, e Paulo de Paula, professor de Educação Física formado pela UFRJ. Paulo é ex-remador profissional, bicampeão brasileiro de remo e campeão sul americano de remo.
Inauguração
A cerimônia de inauguração contará com a participação de atletas dos principais clubes de regatas do Rio de Janeiro, como Botafogo, Flamengo e Vasco.
Confira a programação:
10h - Apresentação dos atletas e treinadores dos clubes;
10h30 - Exibição dos barcos da escola, com descidas de raia de 500 metros, com atletas federados do Vasco, Flamengo e Botafogo;
11h - Oficina de remo na piscina do parque aquático;