A maior remadora do país, a vascaína Fabiana Beltrame terá a partir desta sexta-feira (27), mais um grande desafio em sua carreira, a II Etapa da Copa do Mundo de Remo, em Lucerna, na Suíça. Em um bate-papo exclusivo com a reportagem do Polidesporto Vascaíno - SempreVasco.com, Beltrame mostrou ansiedade para o início da competição, que em 2011, em Bled, na Eslovênia, conquistou o título inédito para o Brasil no esporte.
- Estou ansiosa para competir e ver como estou em relação as adversárias. Depois vamos ficar treinando na Itália até a próxima Copa do Mundo, na Polônia (que acontecerá entre os dias 17 e 19 de junho). Vai ser um bom período para focar nas melhorias físicas e técnicas - contou.
Apesar de estar focada no Mundial, a remadora não escondeu a expectativa sobre a decisão do COI, em relação ao pedido de participação nas Olimpíadas do Rio. Por mais que tenha obtido índice para a disputa, o Brasil só teve direito a escolher um barco para os Jogos, deixando-a até o momento de fora do maior evento esportivo mundial, na qual já disputou por três vezes (Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012).
- Enquanto isso, espero a decisão do COI sobre a vaga nas Olimpíadas. Aconteceu um caso parecido aqui no Pré-Olímpico Europeu. Um remador da Bélgica se classificou, mas como o 2x masculino também obteve classificação, ele ficou de fora. Isso gerou uma comoção geral aqui entre os atletas, pedindo para que a FISA reavalie esta regra. Vamos ver se acontece alguma coisa - explicou.
A torcida brasileira fica na esperança de ver a maior referência do remo brasileiro disputar os Jogos Olímpicos em sua casa. Enquanto a resposta oficial do Comitê Olímpico Internacional não sai, a torcida vai toda para que Beltrame realize mais um belíssimo Mundial, honrando ainda mais a nossa pátria.