Em um domingo de alterações climáticas e que teve até ameaça de adiamento de competição devido aos fortes ventos que insistiam em soprar, o Vasco da Gama deu show nas águas da Lagoa e conquistou, com folga, a 38ª edição do Torneio de Remo do Futuro.
Com um tempo bastante instável, que alternou em tempo nublado com ventos fortes, sol quente e até um rápido chuvisco, o Troféu Guilherme Arinos teve seu início adiado em meia hora e começou pouco depois das 9h30min. O Botafogo não conseguiu atravessar a Lagoa e perdeu as primeiras provas da competição.
Já o Vasco, que nada tinha a ver com isso, tratou logo de vencer a primeira prova do dia. Débora Souza Aleixo chegou em primeiro lugar no canoe feminino aberto - 250 metros. Essa foi a terceira regata do Remo do Futuro que Débora participou e a segunda que ela levou o ouro.
Na prova 2 – canoe masculino - 40 anos – veio mais uma vitória vascaína com Daniel Leguisano Daisson, que disputou a chave B. A mesma prova, só que da categoria 18 anos, trouxe outro triunfo para o Vasco. Primeiro lugar para o remador Matheus Neves.
A primeira conquista coletiva veio no double masculino - 18 anos. Pedro Ayala e Josué Valério cruzaram a linha de chegada no primeiro posto. Essa foi a primeira vez que os atletas competiram juntos, já que Josué é recém-chegado de Santa Catarina. E o catarinense elogiou Pedro.
– Foi boa a regata. Primeira vez minha competindo no Rio de Janeiro e o parceiro aqui é muito bom.
A hegemonia no canoe masculino foi mantida após Kleto Michel Zan vencer na categoria 27 anos. Passada a oitava prova, vieram alguns pódios em posições mais baixas. E para voltar a ganhar, nada tão justo quanto ser no canoe masculino. Dessa vez, a conquista veio na categoria 14 anos com Alisson Tadeu Russo, que fechou o ano com a terceira vitória na competição.
– É um gostinho ótimo. Gosto de vitória é muito doce. Terceira vez que eu ganho, é bravo. Tem que treinar muito mesmo.
Na prova seguinte veio mais uma vitória cruz-maltina. No canoe masculino aberto, o remador e professor da Escola de Remo do Vasco Fábio de Araújo cruzou em primeiro, com João Felipe Rocha vindo logo em seguida. “Além de ser professor, eu ajudo ainda a ganhar uns pontinhos na Regata do Futuro e é claro que os alunos acabam se espelhando na gente”, disse Fábio.
Outra vitória em prova coletiva veio com a dupla Tarsis Miranda e Anderson Gonçalves no double masculino aberto. No yolette 4x aberto -feminino, as remadoras do Vasco Carolina Feitosa, Flávia Fabrisiane, Elissandra Oliveira, Fernanda Baldioti e Juliana Santos não tiveram adversárias.
Na prova 22, a favorita Angela Silva não deu chance para as adversárias e garantiu a vitória no canoe feminino – 40 anos. O double masculino, na categoria 15 anos, trouxe mais alegria para o remo vascaíno. Luis Peres e Caio Pereira subiram no lugar mais alto do pódio, assim como fez Eloah Costa Porto, ao vencer sua prova da categoria canoe feminino - 12 anos.
Uma passagem especial da regata foi a vitória de Maria de Lourdes Pereira na prova do canoe misto - 60 anos. Mesmo com a ausência de última hora dos adversários, Lourdes foi muito celebrada pelos colegas e tinha motivo especial: seu aniversário de 72 anos foi no domingo anterior.
E mais uma vitória vascaína veio na penúltima prova do dia, o canoe masculino - 12 anos. Breno Flegner cruzou antes dos outros dois atletas do Botafogo que disputavam. Com todas essas vitórias, não há dúvidas sobre quem levantou o caneco, né? Claro que foi o Vascão.
O placar geral apontou o Vasco na primeira colocação, com 12 triunfos, seguido por Guanabara, com 6 conquistas, e Flamengo com 4 vitórias. Parabéns à diretoria, comissão técnica e atletas por mais essa conquista. Casaca!