Fazer mistério é a estratégia mais utilizada pelo técnico do Vasco, Renato Gaúcho (foto), na véspera das partidas. E para o clássico de hoje, com o Fluminense, o treinador cruzmaltino manteve a rotina. Além de esconder a escalação, proibiu que fossem gravadas imagens do treinamento de pênaltis e de jogadas ensaiadas. Segundo ele, o fato de revelar o time momentos antes das partidas pode influenciar muito no resultado.
\"Só vou revelar o time no vestiário. Não posso adiantar vocês (imprensa) e me atrasar. Esse mistério é importante porque se o adversário não sabe com que time entrarei em campo, não tem como se prevenir. Considero essa estratégia muito importante, ainda mais em uma partida decisiva como essa\", declarou.
A única tática que não foi ocultada pelo treinador foi de como motivar os jogadores para a decisão, sem deixar que eles se acomodem com a vantagem conquistada na primeira partida que permite o Vasco jogar, hoje, pelo empate.
\"Vamos entrar em campo pensando apenas na vitória, como se não houvesse vantagem. Os jogadores estão entendendo o que estou pedindo e não vão se deixar levar por essa pequena vantagem. Nós estamos no caminho certo, subindo degrau por degrau e sem saltinho alto embaixo da chuteira\", avisou.