O técnico Renato Gaúcho completa um mês no comando do Vasco, desde que assumiu a equipe com a missão de livrar o clube do rebaixamento, no lugar de Tita. Mas o treinador não tem muito a comemorar. Em cinco jogos e 15 pontos disputados, o time conquistou apenas um, no empate em 2 a 2 com o Sport. Na lanterna do Brasileiro com 27 pontos, o Vasco está sem vencer a nove jogos. (Vote: O Vasco vai escapar do rebaixamento? )
Apesar dos números negativos, Renato Gaúcho e o presidente Roberto Dinamite dizem que ainda é possível reverter a situação e pedem o apoio do torcedor para ajudar o time.
- Com certeza eu acredito. Em breve a sorte vai estar do nosso lado e nós vamos sair dessa. O vascaíno tem que sair de casa, assim como fez contra o Figueirense. O torcedor está conosco e o grupo está com muita vontade. Enquanto essa união existir temos a certeza de que o Vasco vai arrancar nessa reta final do Brasileiro - afirmou Renato.
O apoio da torcida no clássico, apesar da derrota, é um exemplo, segundo o treinador:
- A torcida do Vasco está de parabéns. Cantou o tempo todo e esteve com a gente até o fim, inclusive, aplaudindo os jogadores depois do jogo - disse Renato Gaúcho.
Dinamite fez coro com o técnico:
- A torcida reconheceu o esforço dos jogadores e deu apoio até o encerramento da partida. Precisamos mais do que nunca desse apoio - disse à Rádio Brasil.
O próximo desafio do Vasco será contra o Goiás, no Serra Dourada, quarta-feira, às 22h. Assim como no clássico, Leandro Amaral também vai ficar fora da partida pela pancada no tornozelo que levou de Odvan, durante treinamento na última semana. Já a participação de Edmundo, que cumpriu suspensão contra o Flamengo, ainda será decidida pelo técnico e pelo presidente Roberto Dinamite.
O Vasco no comando de Renato
O primeiro jogo do Vasco no comando de Renato Gaúcho foi contra o Palmeiras, no Palestra Itália: derrota por 2 a 0. Em seguida, o time de São Januário enfrentou o Ipatinga, rival direto na luta contra o rebaixamento, e foi surpreendido com uma derrota por 3 a 1.
Depois de dois jogos fora de casa, o Vasco recebeu o Figueirense e, apesar de contar com o apoio da torcida, foi goleado por 4 a 2. Na rodada seguinte, um empate com o Sport em 2 a 2, que teve sabor de derrota, afinal, o Vasco vencia por 2 a 1 até os minutos finais.
Agora, no clássico com o arqui-rival Flamengo, derrota por 1 a 0, com gol contra do zagueiro Jorge Luiz. Apesar do abatimento da equipe após mais uma derrota - Madson deixou o campo chorando - Dinamite não quis avaliar o trabalho de Renato Gaúcho nesses 30 dias.
- O momento não é de se fazer um balanço. Faltam oito jogos ainda. O compromisso assumido com o treinador é de vencer e acredito que o Renato não está lá para perder.
O presidente do Vasco admitiu que a situação está complicada e disse que é preciso empenho e dedicação dos jogadores.
- A diretoria tem que dar toda a condição aos jogadores, mas também cobrar empenho e dedicação, como fizeram no clássico. Cada partida diminui nossas chances. Só com mais vontade podemos superar um momento como esse.