Renato Gaúcho consolidou seu nome como técnico de futebol em sua primeira passagem pelo Vasco, entre julho de 2005 e abril de 2007.
Ele chegou ao clube em situação semelhante a atual: livrar o time do rebaixamento. No entanto, tinha mais da metade do campeonato à sua frente – agora possui 13 rodadas.
Em sua estréia, venceu fora de casa o Santos, em um jogo considerado chave, por 3 a 2. No entanto, duas rodadas depois, sofreu uma goleada de 7 a 2 para o Atlético-PR.
Em seu retorno, seu primeiro desafio será como visitante e em São Paulo, contra o Palmeiras, atual vice-líder da competição.
Após 30 jogos em 2005 e a 12ª posi ção na tabela, ele iniciou o trabalho que levou o clube à decisão da Copa do Brasil de 2006, na qual foi vicecampeão diante do Flamengo e lutou, no Brasileiro, até a última rodada pela vaga na Copa Libertadores.
Porém, terminou a competição na sexta posição.
Em 2007, o desempenho ruim no Estadual – que foi decidido por Flamengo e Botafogo – e a eliminação na primeira fase da Copa do Brasil para o Gama, custaram o cargo.
No Fluminense, seu último clube, construiu outra passagem longa, com o primeiro título da carreira, a Copa do Brasil 2007, e a maior decepção, o vice-campeonato da Libertadores de 2008.