Futebol

Renato Gaúcho e Odvan lamentam possível aposentadoria de Edmundo

O Vasco voltará a campo contra o Vitória, neste domingo (07/11), às 17h, em São Januário, pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro, precisando da vitória e dependendo de dois tropeços dos adversários diretos para permanecer na Série A em 2009 - Santos x Náutico: vitória do Peixe; Atlético-PR x Flamengo: empate ou vitória do Urubu; Figueirense x Internacional-RS: empate ou vitória do Colorado.

O Gigante da Colina está com 40 pontos, na 18ª colocação, dentro da zona de rebaixamento da competição, a dois pontos do Furacão, 16º e primeira equipe fora da zona.

O técnico Renato Gaúcho comenta o seu sentimento com a possível aposentadoria do atacante Edmundo, que fará a sua última partida oficial pelo Vasco, mas não descartou atuar nos EUA em 2009.

\"Tristeza, porque um cara que foi vencedor como ele, como eu fui também, uma hora, infelizmente, vai ter que parar. Eu não estou falando que ele vai parar. Eu estou falando que uma hora ele vai ter que parar. Mais cedo ou mais tarde, ele vai ter que parar. Eu não sei vai ser o último jogo dele ou não. É tristeza porque você está abandonando a sua profissão, aquilo que você sabe fazer, uma coisa que te deu dinheiro a vida toda. Você, no caso, ele, sempre foi ídolo das torcidas. O futebol vai sentir a falta dele. Então é triste. Mas ele vai ter que parar. Agora ou no ano que vem, ele vai ter que parar. Eu me senti muito triste quando parei, porque ruim é deixar de fazer aquilo que eu mais gostava na vida - na minha profissão, que fique bem claro isso. Eu sempre adorei e amei jogar futebol. Uma hora você vai ter que deixar isso tudo de lado. Podem ter certeza que ele deve estar sentindo essa tristeza, por ter que parar. Mas, ao mesmo tempo, ele tem que ficar feliz, porque foi um vitorioso\", disse ao repórter Rodrigo Campos, da Rádio Manchete.

Para o treinador, não fará diferença o Vitória entrar em campo com o time titular.

\"Não muda nada, independente de como o Vitória vem. O Vitória é um time forte. Podem ter certeza que vamos ter bastante dificuldades. O jogo é importante para a gente. Mas a gente vai jogar em casa e tem o apoio da nossa torcida. Independente de quem vier de lá, a gente sabe da nossa responsabilidade e que o único resultado que nos interessa é a vitória\".

O zagueiro Odvan fala sobre o jogo.

\"É um jogo de suma importância, não só para mim, mas para todos os jogadores do Vasco. Enfim, é um jogo importante para o Vasco. Espero que nesse jogo a gente possa fazer o nosso trabalho, consiga os três pontos e saia dessa situação, se Deus quiser, porque o Vasco merece\", disse ao repórter Antônio Jorge, da Rádio Bandeirantes.

\"A responsabilidade é muito grande. Mas em se tratando do Vasco, você tem que passar por isso, com força total, porque o Vasco é muito grande e não merece estar nessa situação\".

INGRESSOS DE ARQUIBANCADA ESGOTADOS

\"É maravilhoso saber disso. Dizer que a torcida do Vasco apóia mesmo. Isso é importante. Espero que no domingo não seja diferente, porque a torcida do Vasco vem fazendo a diferença aqui dentro, vem lotando o estádio. Eu só tenho a agradecer a Deus, acima de tudo, e a essa torcida maravilhosa, que está fazendo um belo espetáculo aqui\".

APOIO DA TORCIDA

\"Esse apoio dessa torcida com certeza está sendo muito favorável para a gente dentro de campo. Toda vez que a gente chega em São Januário, vê o estádio lotado e essa torcida fazendo uma festa muito maravilhosa. Espero que domingo seja dessa forma também e a gente também corresponda dentro do campo, que é o mais importante\".

DESPEDIDA DO ANIMAL PELO VASCO

\"É difícil até falar nisso, porque eu, particularmente, gosto muito dele. É uma pessoa que sempre me ajudou muito. Eu vim para o Vasco até porque foi ele que me pediu. Já em 97, graças a Deus, deu tudo certo e conseguimos vários títulos juntos. É uma coisa que deixa a gente um pouco triste e chateado. Mas é uma decisão dele, e tem que respeitar. Eu só tenho a agradecer a ele, por tudo que ele fez por mim e pelo Vasco. O Edmundo vai ser sempre o Edmundo. É uma pessoa maravilhosa\".

PROFISSIONALISMO DE FLAMENGO, INTERNACIONAL-RS E SANTOS

\"Eu espero que seja isso, porque os jogadores que estão jogando em time grande não podem pensar de outra forma. Espero que eles façam uma bela partida lá também, e que a gente consiga o nosso dever, que é ganhar o jogo. Espero que corra tudo bem, Deus nos proteja, e possa sair esse resultado\".

SABER O ANDAMENTO DOS JOGOS PELA REAÇÃO DA TORCIDA

\"A gente vai estar ligado nisso também\".

VASCO DE 1997 A 2000 X PASSAGEM EM 2008

\"O tempo que eu fiquei aqui no Vasco, sempre jogava decisões e chegava nas finais. Agora jogando um jogo importante, brigando pela permanência do Vasco na primeira divisão. Com certeza, são situações diferentes. Mas espero que no domingo corra tudo bem e a gente consiga passar dessa situação\".

4-4-2 (DOIS ZAGUEIROS)

\"Não muda nada. A gente vai procurar jogar da mesma forma. Com dois ou três, temos que manter o ritmo ali atrás, jogar atento o tempo todo, e procurar ajudar os nossos meias também a marcar\".

GOL CONTRA O VITÓRIA

\"Eu já fiz gols importantes, gols que já deram a vitória, gols de empate. Se sair o gol, é claro que vai ser um gol importante para o Vasco. Mas, para mim, não. Independente da situação, para mim, não, porque não é uma situação que eu queria estar, e nem o Vasco. Mas está, e temos que procurar então tirar o Vasco dessa situação, seja com um gol meu ou de outras pessoas\", disse ao repórter Mauro Santana, da Rádio Tupi.

FALTAS E ESCANTEIOS

\"Em todos os jogos, a gente sai nas bolas paradas para cabecear. É claro que se aparecer uma oportunidade, a gente tem que finalizar bem\".

Para o zagueiro Jorge Luiz, a união do grupo não era a mesma antes.

\"Está todo mundo unido. A gente conseguiu se unir. Pena que foi agora no finalzinho, mas conseguiu unir o grupo. Com certeza, a gente vai em busca desse resultado. A ficha tinha caído há bastante tempo já, mas o grupo se fechou bem agora no final. Todo mundo sabe da situação, da importância do Vasco. Nesses últimos jogos a equipe mostrou isso\".

JOHNNY NA LATERAL ESQUERDA, COMO UM FALSO ZAGUEIRO

\"É mais ou menos com três zagueiros. O 4-4-2, eu ainda não sei. O Renato vai explicar mais no dia, antes do jogo. Vamos ver no dia do jogo qual é o esquema que ele vai utilizar. Esperamos que possa ser um bom esquema e a gente possa sair com a vitória\".

ATUAÇÃO NO COLETIVO (MARCOU UM GOL, E ODVAN DOIS)

\"Conseguimos uma vitória de 3 a 0 diante do segundo time. Foi bom esse resultado. Dá para dar uma certa confiança para a gente\".

ABRIR O PLACAR O QUANTO ANTES

\"Se no início do jogo a gente conseguir já buscar a vitória, vai ser importante. Mas a gente sabe que vai ser um jogo complicado. O Vitória vai vir aqui e com certeza vai complicar bastante o jogo. A gente espera que já no início possa matar o jogo\".

VELOCIDADE E SUFOCAR O ADVERSÁRIO

\"Dentro de casa, se puder fazer um gol logo no início e dar uma tranqüilidade, melhor ainda. Mais ou menos, o jogo vai ser esse, na pressão\".

CUIDADOS DEFENSIVOS

\"Não adianta querer sair, achando que tem fazer o gol a qualquer custo, e acabar tomando\"

Fonte: Vasco Expresso
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150