O Vasco precisa derrotar o Vitória, no próximo domingo, em São Januário, e torcer por tropeços de duas das outras equipes que lutam para evitar a queda para a Série B do Campeonato Brasileiro.
Uma delas é o Atlético-PR, atualmente em 16º lugar, com 42 pontos (os cruzmaltinos estão em 18º lugar, com 40), que recebe o arqui-rival vascaíno, o Flamengo, na Arena da Baixada.
- No futebol isso é normal. No Brasileiro, um time depende do outro. Se ninguém dependesse de ninguém, ninguém seria campeão, ninguém seria rebaixado. Quem conseguiu fazer a sua parte, ótimo, quem não conseguiu, infelizmente, tem que depender dos outros - analisou o treinador cruzmaltino Renato Gaúcho.
Enquanto o Atlético-PR luta para evitar o descenso, o Flamengo sonha com uma vaga na Copa Libertadores 2009, e, em quinto lugar na competição nacional, com 64 pontos, disputa as duas restantes com Cruzeiro (64, mas em vantagem no número de vitórias, primeiro critério de desempate) e Palmeiras (65 pontos).
- Eu tenho certeza de que no Flamengo há profissionais competentes que vão fazer o seu melhor até porque eles ainda buscam uma vaga na Libertadores - afirmou Renato Gaúcho.
O atual treinador cruzmaltino, como jogador, defendeu a equipe da Gávea em quatro períodos (1987 a 1988; 1989 a 1990; 1993; 1997 a 1998).