O Vasco derrotou o Fluminense por 1 a 0, na noite deste domingo (02/11), no Maracanã, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, e conquistou o seu primeiro e último clássico na temporada. O resultado mantém o Gigante da Colina vivo na luta pela permanência na Série A, ocupando provisoriamente a 18ª colocação, com 34 pontos.
O técnico Renato Gaúcho fala sobre o seu planejamento até o final da competição, que era de conquistar quatro pontos a cada duas partidas, o que ocorreu contra Goiás (4 a 2) e Atlético-PR (2 a 2).
Mas somente com uma nova vitória, contra o Santos, no próximo sábado (08/11), às 18h30min, em São Januário, o Vasco poderá finalmente, dependendo de outros resultados, deixar a zona de rebaixamento.
\"Se a gente puder conseguir os seis pontos, ótimo. Eu falei que íamos conseguir quatro pontos. Eu estaria satisfeito, pelos jogos difíceis que iríamos ter pela frente, que é o Fluminense e o próximo, o Santos. Agora, qual é o treinador que não quer os seis pontos? Principalmente em uma fase dessa. É importantíssimo. Se a gente conseguir mais uma vitória, diante do Santos, o que não vai ser nada fácil... Vamos jogar em São Januário, ter a pressão, a torcida novamente a nosso favor. O Vasco vai dar mais um passo importante, pode ir a 37 pontos. É lógico que eu estaria contente com quatro pontos e super feliz com os seis, sem dúvida alguma\", disse ao repórter Antônio Jorge, da Rádio Bandeirantes.
O treinador afirma que também torce para que o Tricolor das Laranjeiras, clube que treinou durante cerca de um ano e meio, conquistando a Copa do Brasil de 2007 e o vice-campeonato da Copa Libertadores da América de 2008, não seja rebaixado.
\"Eu sou um profissional. Sempre procuro me dedicar ao máximo, trabalhar o máximo, buscar o melhor aonde eu trabalho. Fico triste pela situação do Fluminense. Quando estive trabalhando até pouco tempo atrás lá, sempre fui muito bem tratado pelo Dr. Celso [Barros], que é o patrocinador [Unimed] do clube, pelo presidente [Roberto Horcades], pela diretoria, pelos jogadores. Mesmo estando aqui no Vasco, estou torcendo bastante pelo Fluminense também escapar logo, como estou trabalhando e torcendo bastante para o Vasco sair. No fundo, me sinto orgulhoso de poder ter treinado o Fluminense até pouco tempo atrás, porque é um grande clube, que tem um grande torcida. E estar hoje treinando mais um grande clube, que é o Vasco, que tem uma grande torcida. Trabalhando bastante e todo mundo acreditando no nosso trabalho, para que a gente possa também tirar o Vasco dessa situação\".