No ano passado, mesmo com o Vasco fazendo campanha irregular no Campeonato Brasileiro, a equipe teve o artilheiro da competição com os 22 gols de Romário.
Em 2006, a trajetória vascaína vendo sendo melhor sucedida, apesar da falta de um goleador no seu time.
Dos 23 gols marcados pelos cruzmaltinos, apenas dois foram marcados por atacantes (Valdiram e Faioli, um cada um). O técnico Renato Gaúcho garante que a situação não chega a lhe tirar o sono.
\"De todos os atacantes que tenho, nenhum tem fama de ser artilheiro. Não tenho nenhum jogador fixo de área, nem mesmo o Faioli, que é como os outros e cai pelos lados. Tenho vários que jogam na função. Mas sempre digo que tenho um grupo forte nas mãos e que todos que estão aqui têm condições de serem escalados\", comentou.
Apesar da falta de um goleador, Renato Gaúcho sempre desconversa quando indagado sobre uma possível volta de Romário em setembro. O treinador diz que o assunto tem que ser decidido pela diretoria cruzmaltina.
A ausência de um artilheiro tem feito com que Renato Gaúcho escale o seu time no esquema 3-6-1 em muitas partidas deste Brasileiro. O treinador negou que o Vasco atue bem somente fora de casa, quando pode utilizar os contra-ataques, como aconteceu no final de semana contra o Santos.
\"O Vasco sabe jogar dentro e fora de casa. A prova disso foi a vitória sobre o Santos. Infelizmente perdemos para o São Caetano em casa, em uma partida que tivemos muitas chances de gol. Na Vila Belmiro, não tivemos muitas oportunidades, mas aproveitamos as que apareceram\", disse.
Renato Gaúcho também mostrou irritação quando foi informado sobre as críticas do técnico santista Vanderlei Luxemburgo, que acusou o Vasco de praticar o antijogo na partida do último domingo.
\"O time dele fez muito mais faltas do que o meu. E o número cinco deles (o volante Heleno) bateu o jogo inteiro e deu até uma cotovelada no Morais. Quem deveria reclamar de antijogo era eu. O Vasco não teve méritos? Meus gols foram roubados? Ele disse que já sabia que iria perder. Então por que não ficou no vestiário?\", ironizou Renato.
Paralelamente à polêmica com Luxemburgo, Renato Gaúcho já pensa na partida de quinta-feira contra o Figueirense, em São Januário. O treinador confirmou que só divulgará a escalação nos vestiários. Certo é que o Vasco poderá contar com o retorno do volante Ygor, que cumpriu suspensão na última rodada.
Os cruzmaltinos contam com o fato de nunca terem perdido para o Figueirense em São Januário. Em quatro partidas, o time carioca venceu três e empatou a outra. No último confronto entre as duas equipes, no entanto, os catarinenses golearam por 5 a 1 no Orlando Scarpelli, no segundo turno do Brasileiro de 2005.