O diretor-executivo do Clube de Regatas Vasco da Gama, René Simões, ministrou na tarde da última sexta-feira, dia 10, a palestra Procurando craques, formando homens, no Ginásio de Ginástica Paulo Roberto Bassoli, da Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid) da UFJF. Um dos principais pontos abordados foi a formação do atleta. O dirigente mostrou aos estudantes que a tarefa envolve a qualidade técnica, mas também busca preparar o jovem como homem e cidadão.
Nós não podemos falar em formação dos jogadores sem falar em como nossos clubes são formados, afirmou. Hoje eu não estou reestruturando um time, estou reestruturando um clube. É muito fácil reestruturar um time, basta contratar novos jogadores. Mas um clube envolve muito mais do que isso. Um clube é como uma empresa e precisa ter uma estrutura por trás da imagem. Sem um clube estruturalmente organizado não dá para formar homens, cidadãos, explica o diretor-executivo do Time da Colina.
Para René, um clube de futebol deve ser estruturado seguindo uma hierarquia, em que primeiro vem a gestão executiva e por último o departamento técnico, envolvendo também as famílias dos jovens atletas. Ele acredita que só assim é possível sair da subjetividade e partir para a objetividade, da eficácia para a eficiência.
Em clima de descontração, René explicou também que o futuro do futebol brasileiro depende dos estudantes de Educação Física. Eu não sei o que pensa, mas você pode fazer a diferença. Nós precisamos mudar o futebol brasileiro e é necessário fazer uma revolução. Precisamos de políticas públicas e pessoas pensando no futebol para voltarmos a ser o futebol número um do mundo.
O evento é uma contribuição acadêmica aos estudantes da UFJF, que disponibilizou suas instalações como local de treinamento ao Vasco na semana passada.