Com praticamente todos os jogadores à disposição do técnico Gaúcho, o Vasco já se aproxima de ter seu time considerado ideal em ação pelo Carioca. Fora dele, a diretoria fechou a reformulação no elenco prevista para esse início de ano com o anúncio da reintegração do zagueiro Rodolfo e o acerto com o volante Sandro Silva.
A previsão é que a diretoria se movimente por mais reforços apenas no segundo semestre, quando fará uma reavaliação do elenco. Até lá, o time titular do Vasco deve ser basicamente o que empatou com o Fluminense no último sábado. Na Taça Rio, a equipe deve contar com as entradas de Yotun na lateral esquerda e Sandro Silva no meio, nos lugares dos jovens Dieyson e Abuda. O peruano não foi inscrito à tempo de disputar a Taça Guanabara, enquanto o segundo ainda aguarda documentos de sua rescisão com o Málaga para assinar com o Cruzmaltino.
Embora o clube não descarte contratações ocasionais, a tendência é que seja este mesmo o elenco para o primeiro semestre. Com os cofres combalidos por penhoras judiciais, o Vasco precisa manter os pés no chão para arcar com compromissos que estavam em atraso. Na última semana, os jogadores e funcionários receberam dois meses de salários, 13º e férias. A previsão é que o pagamento dos direitos de imagem dos atletas saia ainda em fevereiro.
Pelo orçamento que temos a disposição, fechamos o elenco para este primeiro semestre. Se aparecer algum investidor que possa oferecer um bom jogador, o Vasco vai avaliar as condições, disse o diretor executivo René Simões ao UOL Esporte.
A diretoria planeja reavaliar a necessidade de novas contratações somente para a disputa para o Brasileiro. Caso a comissão técnica identifique alguma carência no grupo durante o Estadual, o Vasco pode ir ao mercado com o intuito de adquirir novos reforços antes da competição nacional.
No tempo certo iremos reavaliar tudo com a comissão técnica. Para ver onde estamos e o que a comissão técnica entende que precisamos, explicou René.
Com o encerramento das contratações neste primeiro momento, a diretoria fecha uma reformulação drástica no elenco vascaíno. No final do ano passado, deixaram o clube jogadores de peso como Juninho Pernambucano, Felipe, Alecsandro, Fernando Prass, Nilton, entre outros.
O time que o técnico Gaúcho vem desenhando para o primeiro semestre de 2013 é formado basicamente pelos últimos remanescentes do elenco que disputou o Brasileiro do ano passado (casos de Dedé, Carlos Alberto, Alessandro, Renato Silva, entre outros) reforçados pelos recém-chegados Nei, Pedro Ken e, futuramente, Yotún e Sandro Silva.