O Vasco não precisa mais perder o sono com a renovação de contrato de Guilherme Costa. Joia das categorias de base, o meia de 18 anos, integrado aos profissionais este mês, tem tudo acertado para selar o acordo na próxima semana, quando haverá o ultimato sobre o assunto. O diretor executivo René Simões se reuniu na última segunda-feira com William, pai do jogador, e Renato Costa, que trabalha com o empresário Carlos Leite, para adiantar os últimos detalhes.
O tempo do novo compromisso será de quatro ou cinco anos. A parte financeira também não é obstáculo. O que atrasou a negociação, na verdade, foi a insatisfação de Guilherme com a antiga estrutura do clube no setor, que foi modificada em setembro, com a chegada de Mauro Galvão e Clóvis Oliveira na coordenação e Sorato como treinador. Antes, as propostas europeias eram analisadas e a possibilidade de sair era grande, admitem os representantes do garoto, que teve a oportunidade de assinar um pré-contrato com outro time desde outubro, mas preferiu esperar.
Um plano de carreira foi apresentado, assim como a garantia de que o Vasco voltará a abrir mais espaço para suas revelações, algo que, entre 2011 e 2012, pouco aconteceu - e quando havia a brecha, o resultado não era bom. Em vários momentos sob o comando de Ricardo Gomes e Cristóvão Borges não havia um nome sequer criado na base relacionado.
O vínculo atual de Guilherme se encerra no fim de março.