Futebol

Reportagem traz as razões da discussão ocorrrida na reunião do CD

🚨 EXCLUSIVO: Entenda as razões para a discussão ocorrida na última reunião do Conselho Deliberativo do Vasco, as REAIS chances da SAF ser vendida e o posicionamento de Pedrinho e seus aliados no comando do clube.

Foi amplamente noticiado que a reunião do Conselho Deliberativo do Vasco, na última quarta-feira (11), foi suspensa após discussões entre alguns conselheiros de oposição e de situação acerca da proposta de recuperação judicial (RJ). Dois participantes do encontro consultados afirmam que, para a maioria dos presentes, a ação de RJ que a diretoria administrativa apresentou foi ruim: não apresentava previsão de como o Vasco honraria as dívidas, tampouco a origem dos recursos. Em vista disso, muitos conselheiros teriam julgado a proposta como irresponsável, já que, se o plano de RJ não for seguido à risca, a Vasco SAF abre falência.

Uma fonte próxima a opositores da Sempre Vasco (grupo de Pedrinho) deixou no ar, antes do encontro, que a RJ é pro Vasco “respirar por dois anos” – o que coincide com o fim do mandato atual. Em seguida, a oposição começou a dizer que o presidente Pedrinho não quer vender a SAF. A ideia seria induzir o mandatário a falar sobre a negociação, mas ele ficou quieto durante quase toda a sessão do Conselho. Uma outra fonte, de dentro do conselho, afirmou que a oposição tinha o objetivo de “tumultuar” desde o início: Leven – um dos líderes da oposição – questionou o Vasco ter saído do (PROFUT) e afirmou que a RJ seria uma “sentença de morte”, porque o número de falências é expressivo.

Antes da discussão, este conselheiro revelou que a condução do tema vinha sendo bem executada pela diretoria. O conselheiro Sérgio Frias teria dito que o Vasco deve ficar como está, porque “sempre se resolveu” – ou seja, sem revenda do futebol. A temperatura só subiu quando Paulo Salomão, 1º VP geral do Vasco, entrou de forma “agressiva” na reunião, com críticas às gestões anteriores. 

Outra fonte afirma que o encontro saiu do prumo quando Alan Belaciano ironizou as famosas cartas de intenção de crédito que poderiam chegar a R$ 5 bilhões para o Vasco, utilizadas por Leven na campanha eleitoral de 2020. Os dois quase chegaram às vias de fato, e a reunião foi suspensa.

A fonte afirma, ainda, que houve oferecimento de cargos a membros da oposição. Há vice-presidências em vacância e novas poderiam ser criadas para alocar os conselheiros envolvidos. Em contato com a GDC, a Diretoria do Vasco nega a informação. 

Afinal, a SAF será vendida?

Não é segredo que, oficialmente, o presidente Pedrinho deseja vender a SAF do Vasco. O mandatário externou sua posição mais de uma vez em entrevistas coletivas. No entanto, alguns conselheiros de oposição temem que o objetivo da diretoria é aprovar a recuperação judicial para tocar o clube até o final do mandato, sem investidor.

Nossa fonte afirma que a oposição, de modo geral, não é contra a recuperação judicial, contanto que como e quando os pagamentos seriam efetuados seja bem definido. Segundo ela, muitos desconfiam que uma RJ apressada serviria para “empurrar a venda com a barriga”, enquanto o clube corre risco de falência por não honrar os compromissos. A GDC entrou em contato com um membro da situação, que reforçou a necessidade de vender o futebol: “O Vasco não tem solução de curto-médio prazo“. 

O membro da situação explicou, ainda, que o Estatuto do CRVG não exige aprovação do Conselho sobre a recuperação judicial, mas a diretoria optou por apresentar e deferir no Conselho a proposta. A reunião não seria sobre venda da SAF em momento algum. Segundo esta fonte, “a recuperação judicial é um passo para fazer uma venda melhor” e que o “comprometimento é total pela venda (da SAF)“. Enquanto não entrar um novo investidor, a diretoria pretende combater a dívidas do clube via mediação com credores, RJ e aumento de receita. “Facilitadores, não dificultadores”, disse à reportagem. 

Confira a íntegra da reportagem: https://guerreirosdacolina1898.wordpress.com/2024/12/13/bastidores-da-colina-entenda-tumulto-na-reuniao-do-conselho/ 

Fonte: X Guerreiros da Colina
  • Domingo, 08/12/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 2
    Cuiabá Cuiabá 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 23
Jogos
Vitórias 25 (39,68%)
Empates 18 (28,57%)
Derrotas 20 (31,75%)
Total 63
Gols
Marcados 82 (50,00%)
Sofrido 82 (50,00%)
Total 164
Saldo 0
Cartões
Amarelos 158 (92,40%)
Vermelhos 13 (7,60%)
Total 171