Lucas Freitas foi titular novamente no Vasco e teve boa atuação contra o Flamengo no Maracanã neste sábado. O jovem zagueiro foi acompanhado de perto por representantes do Fenerbahçe, da Turquia, que gostaram da atuação do defensor e sinalizaram a empresários que farão uma proposta em breve ao clube.
Os turcos já observavam o zagueiro no Juventude, clube no qual atuou no ano passado pelo Brasileirão. O fato do defensor já ter atuado na Europa (no Real Valladolid, da Espanha) e o potencial do atleta fizeram o interesse do Fenerbahçe se intensificar.
Freitas tem sido uma grata surpresa no Vasco nesta temporada. Contratado inicialmente para compor elenco, o defensor chegou com menos status que Mauricio Lemos e Lucas Oliveira, mas assumiu a titularidade no Carioca e teve boas atuações em 2025. Com Lemos fora mais uma vez, o zagueiro tem sido titular nas últimas partidas e fez jogos seguros na defesa.
O defensor tem agradado à comissão técnica e à diretoria vascaína. Ele é considerado uma das boas apostas do Vasco na temporada, uma vez que foi contratado de graça, vindo do Palmeiras, e tem sido importante, com boa sequência entre os titulares. A multa rescisória dele com o clube para times do exterior é de 60 milhões de euros (quase R$ 400 milhões).
Entende-se também que Lucas Freitas pode ser utilizado, em uma urgência, na lateral esquerda. Ele é o único zagueiro canhoto do elenco. A saída de jogo e a velocidade do defensor foram pontos elogiados por Carille na última entrevista coletiva.
O Vasco tem quatro zagueiros no elenco principal. Além de Freitas, João Victor, Mauricio Lemos e Lucas Oliveira são opções no time. Souza também pode ser utilizado na posição, enquanto Lyncon e Luiz Gustavo, da base, treinam com o profissional esporadicamente. Capasso treina separado do elenco e não faz parte dos planos do clube.