Futebol

RETROSPECTIVA: Vasco retorna à Série A e resgata o sentimento da torcida

Com Carlos Alberto como personagem principal, clube conquista a Série B e projeta um 2010 com mais alegrias ao torcedor cruzmaltino

O ano de 2009 vai ficar marcado na história do Vasco como o ano da retomada. Após o rebaixamento na temporada anterior, o clube conseguiu se reestruturar e retornou à elite do futebol brasileiro com o título da Série B. Com um departamento de futebol profissional, principalmente após a chegada do executivo Rodrigo Caetano, o clube iniciou o seu projeto para alçar voos mais altos em 2010.



\"Marcelo
Marcelo Sadio/Site Oficial do Vasco da Gama

Allan foi uma das revelações do Vasco em 2009



Após ver a equipe ser perseguida pela lesão de vários titulares, o então técnico Dorival Júnior precisou recorrer às categorias de base. E foi lá que o comandante cruzmaltino encontrou o garoto Allan, de apenas 18 anos. Tímido, ele chegou a ser preservado das entrevistas coletivas pela comissão técnica para não se deslumbrar com a posição na equipe principal.

- Fico feliz em poder atuar no profissional e de pouquinho em pouquinho vamos conquistando o nosso espaço. Tenho que continuar trabalhando para me manter na equipe e quero poder ser muito útil nessa caminhada em busca dos nossos objetivos, que é o retorno e o título - disse o jogador, em entrevista ao site oficial do Vasco.

Allan fez 14 jogos com a camisa do Vasco na temporada 2009. O jogador obteve nove vitórias, quatro empate e apenas uma derrota.



\"Marcelo

Carlos Alberto é a estrela do time em 2009



A principal figura da temporada 2009 na Colina atende pelo nome de Carlos Alberto. Contratado no início do ano para ser a referência do time no Campeonato Carioca, na Copa do Brasil e na Série B, o camisa 19 não era consenso dentro do clube. Porém, com carisma e boas atuações dentro de campo, ele se tornou o maestro do time durante o ano.

Logo na pré-temporada, Carlos Alberto se tornou o líder do grupo. Nos últimos dias em Vila Velha, no Espírito Santo, até o ônibus que conduziu a delegação até a saída de um dos locais de treinamento o camisa 19 dirigiu.

Carlos Alberto não cansou de falar de seu amor pelo Vasco ao longo do ano. No fim da temporada, o capitão do time na temporada 2009 esqueceu até as suas raízes tricolores, já que foi revelado pelo Fluminense, ao afirmar que o filho Lucca, recém-nascido, seria torcedor da equipe da Colina.

- Os outros clubes foram paixões. Umas mais intensas e outras nem tanto. O Fluminense foi o clube que me abriu as portas e onde eu comecei a carreira. O Corinthians me deu a chance de vencer o meu primeiro campeonato nacional. Os outros, eu namorei, mas não casei. Aqui no Vasco, eu casei e espero viver feliz para sempre - disse Carlos Alberto.



64 jogos 40 vitórias 8 derrotas
Fez o Vasco na temporada 2009 Obteve o Vasco na temporada 2009 Sofreu o Vasco em 2009




Contratado como o principal nome do Vasco para a disputa da Série B, em maio, o atacante Aloísio não vingou com a camisa cruzmaltina. Por ter sido contratado ao Al Rayan, dos Emirados Árabes, o jogador só pôde ser inscrito na Confederação Brasileira de Futebol em agosto. Tudo por conta da abertura da janelas de transferências do exterior.

Em sua passagem pelo Vasco, Chulapa participou de 12 jogos e não marcou nenhum gol. O jogador ficou marcado no clube por conta da partida contra o Brasiliense, no dia 25 de agosto de 2009. Aloísio estava mascando uma goma de mascar quando foi atingido na cabeça. Por conta disso, o atleta perdeu os sentidos no gramado e foi atendido prontamente pelos médicos vascaínos.



O Vasco quase ficou sem a sua principal estrela no fim de junho. O contrato de empréstimo do meia Carlos Alberto com o time da Colina se encerrou, e o Werder Bremen, da Alemanha, queria contar com o atleta de volta. A foto do camisa 19 e suas características foram estampadas no site oficial do time europeu. Porém, os cariocas conseguiram acertar a permanência do seu capitão até junho de 2010.



\"Marcelo

Carlos Alberto aparece com novo visual



Em abril, logo após o Carioca, o meia Carlos Alberto apareceu no Vasco-Barra com um penteado inusitado. Ao melhor estilo Drogba, do Chelsea, o capitão cruzmaltino soltou as trancinhas e passou a usar as madeixas soltas. O visual gerou várias brincadeiras dos companheiros, que não perdoaram a ideia do camisa 19 do time da Colina.



O presidente Roberto Dinamite fez um balanço da passagem do Vasco pela Série B do Campeonato Brasileiro em 2009. Para o dirigente, o exemplo do time cruzmaltino precisa ser seguido por outros grandes do futebol brasileiro.

- Grandes clubes já passaram por isso. Futebol é assim mesmo. E a queda serviu para que o Vasco pudesse traçar um planejamento para essa competição, que é diferenciada. Formou uma equipe com pessoas comprometidas, engajadas com a nossa volta à Série A. Sabiam que os jogos seriam com mais pegada, mais marcação, muitas faltas. Foi uma experiência importante, mas se você me perguntar se eu gostaria de passar por isso de novo, eu diria que não, é claro. Mas na vida muitas vezes não há escolha. Ela é feita de desafios - disse.



O dia 7 de novembro de 2009 vai demorar a sair da cabeça dos vascaínos. Na fatídica data, o Vasco venceu o Juventude por 2 a 1, no Maracanã, e sacramentou o seu retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. Carlos Alberto e Adriano balançaram a rede para o time da Colina. Irineu descontou.

Com mais de 81 mil torcedores no estádio, o time comemorou o acesso. Carlos Alberto & cia exibiram faixas no estádio agradecendo o apoio do torcedor, que esteve sempre presente nos principais momentos da equipe na temporada.

O acesso aconteceu na 34ª partida do time na competição. Duas rodadas depois, o Vasco comemoraria o título da Série B.



A eliminação na Taça Guanabara deixou uma frustração na torcida do Vasco. Após um tropeço na estreia da competição para o Americano, derrota por 2 a 1, o time comandado por Dorival Júnior engrenou na competição e fez uma campanha exemplar. Porém, por ter escalado o meia Jéferson de forma irregular na primeira rodada, o clube foi punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) com a perda de seis pontos e ficou fora das semifinais da competição estadual. A sensação dos vascaínos era de que a equipe poderia levantar o caneco do primeiro turno.



O atacante Lipe, artilheiro do time de juniores na temporada 2009, tem tudo para brilhar nos profissionais em 2010. Contratado pelo executivo do futebol Rodrigo Caetano, o jogador brilhou na conquista do Torneio Otávio Pinto Guimarães da categoria. A tendência é que ele seja aproveitado nos profissionais após a disputa da Copa São Paulo da categoria.



O atacante Elton não vai disputar a temporada 2010 com a camisa do Vasco. Negociado pelo São Caetano para o futebol europeu, o jogador deixou o clube após se tornar o maior goleador da equipe em 2009. Ele disputou 52 jogos e balançou a rede em 28 oportunidades.

O jogador foi contratado em janeiro para suprir a carência de um homem-gol no elenco. Sem dinheiro em caixa, o Vasco não permaneceu com o atleta por contas dos altos valores para adquirir 50% dos seus direitos (cerca de R$ 3 milhões).

Fonte: Globo Esporte.com
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150