O Vasco enfrenta o Athletico-PR, às 21h desta segunda-feira, respaldado por um retrospecto positivo contra o Furacão em São Januário. O time carioca só perdeu uma vez para este adversário jogando em seu estádio. A derrota aconteceu em 2023, em jogo sem presença de torcida.
Na ocasião, em julho do ano passado, o Vasco havia sido punido com quatro jogos sem público por causa de uma confusão em São Januário, em jogo contra o Goiás. Depois, o estádio ficou interditado por 90 dias.
Com a torcida na arquibancada, no entanto, o Vasco nunca foi derrotado pelo Athletico em São Januário. Nesta segunda, os vascaínos vão em peso para o estádio - os ingressos foram esgotados.
Vasco e Athletico se enfrentaram 19 vezes em São Januário na história do Campeonato Brasileiro. São 12 vitórias do time carioca, contra apenas uma vitória do Furacão, além de seis empates. Nos gols marcados, nova vantagem vascaína: 31 a 17.
A última vitória do Vasco sobre o Athletico foi há quase quatro anos, no dia 6 de setembro de 2020. Com gol de Cano, o time venceu por 1 a 0 em São Januário, pelo Brasileirão. De lá para cá foram mais quatro jogos entre eles - todos pelo Brasileiro -, com três vitórias rubro-negras e um empate.
No geral, Vasco e Athletico já se enfrentaram 56 vezes na história, com 24 vitórias da equipe carioca, contra 18 vitórias do time paranaense e 14 empates.
O Vasco é o 10º colocado do Campeonato Brasileiro, com 28 pontos. Nesta semana, o time de Rafael Paiva vai enfrentar o Athletico-PR duas vezes. Na quinta-feira, as equipes se encontrarão no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, também em São Januário.