O Vasco viveu sua melhor fase no basquetebol no final dos anos de 1990 e início dos anos 2000, e um dos poucos jogadores que seguem atividade atualmente é Ricardinho. O jogador que em 2013 retornou ao clube para a disputa do Torneio Carioca, no qual conquistou sendo campeão, esperava poder ajudar o Gigante da Colina também na Copa Ouro, torneio que dá ao campeão, o direito de disputar a NBB.
Porém, essa vontade não pôde ser realizada, devido a negativa dada pela LNB, por meio de votação em que 10 clubes contra 9 se recusaram a aceitar a participação do Vasco na divisão de acesso. Em entrevista exclusiva ao blog CRVG – Em Todos os Esportes, Ricardinho lamentou demais essa situação:
– Primeiro de tudo, fiquei triste porque geraria mais emprego e era mais um time no mercado. Entendo que houve problemas no passado, mas poderiam olhar com mais carinho pela história do Vasco no cenário nacional e internacional do basquete.
Apesar de tudo, Ricardinho se mostrou confiante em um retorno em breve e definitivo do basquetebol do Almirante:
– Acho que não vão acabar, só adiar, é um projeto concreto e duradouro, dentro dos padrões e do tamanho do Vasco. Falei antes, nem sei se estaria no time, mas como o Vasco é o time da virada, tenho certeza que uma nova história será escrita em breve. Não será fácil, mas será uma história linda, como é a do clube.