Logo após conquistar a Copa do Brasil e a consequente vaga na Taça Libertadores do próximo ano, o Vasco garantiu que não iria \"relaxar\" durante a disputa do Campeonato Brasileiro e que o título da competição era praticamente uma obsessão para todos no clube. Com aproximadamente metade do caminho percorrido, o time vascaíno cumpre a promessa de uma boa campanha, mas ainda esbarra em alguns obstáculos no caminho rumo à liderança.
Com os recorrentes tropeços nos clássicos regionais, onde conseguiu apenas um ponto em seis disputados até agora, e sofrendo com o desgaste de um elenco experiente, o time não consegue alcançar o primeiro lugar na tabela, ainda que todos os resultados conspirem a seu favor, como aconteceu na rodada do último fim de semana.
Após a derrota do líder Corinthians e dos empates de Flamengo e São Paulo, adversários diretos na classificação, o cruzmaltino não conseguiu passar de um empate, em 1 a 1, com o Fluminense. E para tornar o quadro ainda mais desfavorável, o time de São Januário perdeu o meia Felipe, de 34 anos, com uma lesão no menisco de joelho direito, ainda antes do jogo. Juninho Pernambucano, de 36 anos, deixou a partida no começo do segundo tempo alegando cansaço, mais uma vez.
Entretanto, apesar da dificuldade em \"beliscar\" a ponta superior da tabela de classificação, o técnico Ricardo Gomes se diz tranquilo. Segundo ele, o mais importante é estar na liderança em dezembro, quando o campeonato se encerra. O comandante cruzmaltino ainda brincou e disse que ninguém se recorda dos times que lideram o Brasileiro durante o ano, mas apenas da equipe que chega em dezembro em primeiro lugar.
\"Estamos buscando a liderança, mas isso não é algo que nos preocupa por agora. Estamos tranquilos, até porque o nosso objetivo, que é se manter entre os primeiros, está sendo alcançado. O que importa não é o líder do campeonato nessa virada de turno, ou nas outras rodadas, mas sim quem estiver em primeiro lá em dezembro. Temos que mirar a primeira posição lá, e é para isso que estamos trabalhando\", salientou o treinador vascaíno, minimizando ainda o fato do time não ganhar os clássicos contra os rivais do Rio de Janeiro.
\"Campeonato Brasileiro não é carioca. É lógico que precisamos das vitórias nos confrontos regionais por uma questão de motivação, mas também não podemos esquecer que vencemos duelos importantes contra São Paulo, Santos e Palmeiras\", ressaltou Ricardo Gomes.
Na próxima rodada da competição, o time terá que lutar contra estes dois tabus. Sem poder contar com Felipe, que ficará longe do time por 30 dias, o Vasco precisará encerrar o jejum contra os times cariocas no clássico diante do Flamengo para tentar encostar na liderança. Antes disso, os vascaínos encaram o Palmeiras, na quinta-feira, pela partida de volta da fase nacional da Copa Sul-America. O time de São Januário venceu o jogo de ida por 2 a 0 e pode perder por até um gol de diferença que estará classificado.