A expulsão de Willie em função de um empurrão no árbitro André Luiz de Freitas Castro foi considerada por Dorival Junior fator determinante para a derrota do Vasco para o Criciúma por 3 a 2. Citado na súmula, o atacante pode ser indiciado no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que fala em agressão física, ou no 258, citando contrária à disciplina ou à ética desportiva. Dependendo do grau da punição imposta Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), ele corre o risco até de não jogar mais neste Brasileiro. Tudo isso por si só fez com que a diretoria do Vasco não punisse o jogador.
Segundo Ricardo Gomes, o ato imaturo de Willie foi publicamente comentado e suficiente para deixá-lo evergonhado. O próprio jogador admitiu isso para os companheiros. O diretor de futebol acredita que não há necessidade de uma multa ou algo do tipo.
- Ele já percebeu como foi imaturo e como prejudicou o time com o ato impensado. Além disso, com o risco da punição, ele vai se prejudicar ainda mais. O Willie percebeu tudo isso e acho que não cabe um fator a mais - afirmou.
Considerado uma espécie de 12º jogador do Vasco, Willie está suspenso da partida contra o Goiás, na próxima quinta-feira, em Macaé (RJ). Após a derrota para o Criciúma, o Gigante da Colina caiu uma posição e ocupa agora a 18ª colocação na tabela do Campeonato Brasileiro com 32 pontos conquistados.