No início do Campeonato Carioca, a defesa vascaína oscilou bastante e foi alvo de críticas. Depois que o time começou a melhorar e passou a fazer muitos gols, mesmo assim a zaga foi muito vazada em algumas oportunidades. Nos dois últimos jogos, os clássicos contra Botafogo (2 a 0) e Fluminense (0 a 0), no entanto, o time não levou gol. Para o técnico Ricardo Gomes, o sistema defensivo conseguiu chegar ao equilíbrio.
O comandante cruz-maltino afirmou que uma das explicações para a melhora do rendimento pode ser o maior comprometimento nos jogos mais importantes.
- Nós conseguimos estabilizar. Houve a mudança de posição do Romulo (passou a ser o primeiro volante), mas também houve o aumento da concentração dos jogadores. Existe um comprometimento maior para os clássicos. Não tem como mudar isso.
O Vasco é o líder do Grupo A da Taça Rio com dez pontos (bate o Boavista no número de gols marcados). A equipe cruz-maltina volta a campo pelo Carioca no próximo domingo, às 16h (de Brasília), em São Januário. Na quarta-feira, o time duela com o ABC, em Natal, pela Copa do Brasil.