Ricardo Gomes não esteve no campo quando o Vasco se apresentou para o início da pré-temporada, na última quinta-feira. Mas trabalho não faltou ao treinador durante as férias do elenco. Em fase final de recuperação do Acidente Vascular Cerebral (AVC) sofrido em 28 de agosto, ele dividiu seu tempo no último mês entre sessões de fisioterapia e o planejamento do grupo que vai disputar as competições de 2012.
Ao lado do auxiliar Cristóvão Borges - que assumiu a equipe desde que o titular sofreu o AVC -, Ricardo Gomes sugeriu nomes de reforços, avaliou os que foram propostos e até mesmo participou de negociações. A desenvoltura com que participou do processo de montagem do Vasco mostra que o treinador está muito próximo do retorno.
- O Ricardo participou ativamente de todas as discussões em torno dos reforços. Em algumas ocasiões pegou o telefone e fez contatos com pessoas de fora do Brasil - disse José Hamilton Mandarino, vice de futebol do Vasco.
Ao comentar o assunto, Cristóvão Borges não escondeu o entusiasmo. Segundo ele, o treinador não tratou do planejamento de treinos. Mas quando o assunto foi reforços, esteve na linha de frente das discussões. Para o auxiliar, esta atividade, inclusive, teve um peso importante em sua recuperação.
- Ele estava muito ansioso por não participar do dia a dia do trabalho, e isso o fez novamente sentir-se como parte do processo. Nós dois conversamos muito sobre nomes de possíveis reforços. Sugerimos jogadores um ao outro e pesquisamos, buscamos referências com pessoas de confiança. Como ele conhece muita gente de fora do país, também correu atrás. Foi ótimo para ele - disse Cristóvão.
No entanto, ninguém fala sobre a data da volta de Ricardo Gomes ao trabalho à beira do campo. O presidente Roberto Dinamite chegou a dizer que isso pode acontecer em até dois meses, mas em São Januário existe uma grande resistência ao estabelecimento de um prazo para que o treinador retome a vida normal. Há a certeza de que não existe pressa ou pressão para o retorno.
O amigo Cristóvão Borges vê Ricardo Gomes cada vez mais perto da volta. Mas ao mesmo tempo afirma que o treinador só voltará ao Vasco quando sentir que é capaz de realizar suas funções sem qualquer limitação. A tendência, segundo ele, é que Ricardo se aproxime muito do grupo no início de 2012.
- No fim do ano passado ele já nos visitou na concentração e foi muito bom. Acho que viajar até Atibaia vai ser puxado, mas acredito que ele vá assistir a alguma partida do Vasco em São Januário antes de voltar em definitivo. Estamos esperando.