Hoje técnico do Vasco, Ricardo Gomes tem o nome facilmente associado ao Fluminense, o primeiro e único clube brasileiro do qual foi jogador profissional, entre os anos de 1982 e 1988. De volta ao Rio de Janeiro, o ex-zagueiro tem um reencontro, no Engenhão, só que desta vez será como técnico adversário.
Cria do Fluminense, Ricardo Gomes, inclusive, era o único atleta formado nas categorias de base do clube presente na campanha do título brasileiro de 1984, conquistado justamente em cima do Vasco.
Até hoje idolatrado nas Laranjeiras, o ex-zagueiro foi ainda tricampeão carioca em 1983/1984/1985.
Em 2004, porém, como técnico do Flu, não teve o mesmo sucesso da época de jogador.
E ao falar do próximo rival, ele reafirma seu carinho pelo tricolor e ressalta a importância que o clube tem em sua vida.
Tenho um grande respeito pelo Fluminense. Aprendi muito lá den to. Praticamente me formei como atleta e como homem no Tricolor das Laranjeiras disse.
Protagonista de boa parte dos confrontos entre as equipes, o treinador tem as partidas ainda vivas em sua memória. O comandante vascaíno faz questão de lembrar a qualidade dos jogadores das duas equipes na década de 1980 e a rivalidade entres as torcidas, que lotavam as arquibancadas do Maracanã.
Esse duelo traz muitas lembranças: decisão de Campeonato Brasileiro e Cariocas... O Maracanã sempre lotado. não me lembro do estádio vazio. Os dois times sempre estavam disputando títulos recorda.
Agora, Ricardo Gomes poderá escrever mais um capítulo deste clássico e, quem sabe, terminando novamente como o protagonista da história. Porém, desta vez, o lado que ele espera que comemore é o vascaíno.
(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)