Campeões olímpicos, Ricardo Graça e Lucão desembarcaram nesta segunda-feira no Rio de Janeiro e foram recepcionados por familiares e amigos. Ambos não foram relacionados e desfalcarão o Vasco diante do Vila Nova-GO, hoje, às 21h30, em São Januário.
A presença de Lucão e Ricardo Graça diante do Remo, na sexta-feira, também é incerta, já que o Vasco ainda não definiu a data da reapresentação dos jogadores. Em nota, o clube apenas informou que será divulgada “após o compromisso diante dos goianos”.
Essa indefinição possui uma explicação. O Vasco pretende dar uns dias de folga para os jogadores se readaptarem ao fuso horário do Brasil, já que o do Japão está 12 horas à frente. No entanto, caso Leandro Castan, que está pendurado, receba o terceiro cartão amarelo e fique suspenso, Ricardo Graça seria chamado para o jogo contra o Remo, sexta-feira, em Belém, no Pará.
Lucão está mais confortável quanto a folga e só será chamado em caso de expulsão ou lesão por parte do goleiro Vanderlei. A viagem da delegação vascaína para a Região Norte do país está prevista para acontecer na quarta-feira, por isso os jogadores ainda não foram comunicados oficialmente sobre a programação dos próximos dias.
Os atletas do Vasco fizeram parte da Seleção Olímpica que conquistou a medalha de ouro nos Jogos de Tóquio, mas não chegaram a entrar em campo. Convocado para ser o 3º goleiro, Lucão foi relacionado apenas contra a Arábia Saudita, na fase de grupos. Já Ricardo Graça, ficou de fora do banco de reservas diante da Costa do Marfim e da Arábia Saudita, ambos os jogos da primeira fase.
A vitória sobre o Confiança, no dia 3 de julho, foi o último jogo no qual foram relacionados. Lucão se apresentou a Seleção Olímpica um dia depois. Ricardo Graça se juntou ao grupo apenas no dia 9, sendo convocado após o corte por lesão do zagueiro Gabriel Magalhães, do Arsenal.