Os representantes da candidatura Rio 2016 anunciaram nesta sexta-feira em Berlim que as sedes de rúbgi e golfe já estão definidas, caso as duas modalidades sejam incluídas no programa olímpico. Caso o Rio seja escolhido sede das Olimpíadas, o rúgbi será disputado no estádio do Vasco, São Januário. O golfe acontecerá no Itanhangá Golfe Clube, na Zona Oeste da cidade.
Torcedores do Vasco, o governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, brincaram ao fazer o anúncio.
- Mais uma vez Rio mostrou as suas vantagens e já anunciou as sedes. Fico feliz que o rúgbi vá para São Januário, campo do meu clube do coração e uma glória da nação cruzmaltina - disse Eduardo Paes.
Em entrevista coletiva à imprensa internacional, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, destacou o fato de o Rio ser a única cidade-candidata a já ter anunciado as sedes para as duas modalidades que podem se juntar ao programa dos Jogos de 2016.
- Os dois novos esportes serão disputados dentro da própria cidade, como as outras modalidades. Somos os únicos a já ter definido isso e não precisaremos fazer muita coisa em relação aos locais de disputa.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) anuncia em outubro se rúgbi e golfe farão parte dos Jogos Olímpicos. A definição será feita no Congresso do COI em Copenhague, o mesmo que define a sede dos Jogos de 2016. O Rio de Janeiro concorre contra Chicago, Madri e Tóquio.