O pênalti defendido por Leo Jardim garantiu o empate sem gols do Vasco com o São Paulo no final de semana. Mas com 27 pontos, o cruz-maltino hoje ocupa a primeira colocação da zona de rebaixamento, e vê mais uma vez o risco da degola subir. Hoje, a equipe comandada por Ramón Diaz tem 47,8% de probabilidade de disputar a Série B em 2024. O número é da Bola de Cristal, ferramenta desenvolvida pelo GLOBO em parceria com a UFMG.
Antes do empate, o time chegava a 34,5% de risco de ser rebaixado. Mas o número já oscilou bastante: em julho, quando o cruz-maltino ocupava a lanterna do campeonato, o índice chegou a 78%. No returno, após a chegada de Ramón Díaz, a situação foi melhorando enquanto o Vasco voltava a pontuar no Brasileirão.
Após a 24ª rodada, a probabilidade despencou para 23,3%, mas os dois últimos jogos sem vitória — antes do São Paulo, o cruz-maltino foi derrotado por 4 a 1 para o Santos, rival direto na briga pela permanência na primeira divisão — fizeram o risco subir novamente. Já chance de conseguir a vaga para a Sul-Americana é mais modesta: apenas 16,4%.
Lanterna, o América-MG hoje tem chance de 98,2% de ser rebaixado. Com apenas 18 pontos em 26 rodadas, o Coelho precisaria somar mais 27 pontos nas próximas 12 rodadas para chegar ao "número mágico" de 45 pontos, média para escapar da degola. Em seguida, vem o Coritiba, vice-lanterna, que tem 91,3% de risco. O Goiás (48,9%), que tem os mesmos 27 pontos do Vasco, está em 18º, e, fora da zona, Bahia (37,7%) e Santos (21,1%) completam a lista dos seis mais ameaçados.