Pela Libertadores, a primeira batalha foi vencida de forma dramática, com o 1 a 0 diante do Arsenal de Sarandí, no Engenhão. O Fluminense, desta forma, começou a competição sul-americana da melhor forma possível. Agora o foco é tentar esquecer a conquista da América e se preparar intensamente visando o primeiro clássico da temporada, diante do Vasco, no próximo domingo, dia 12 de fevereiro, pelo Campeonato Carioca.
O Tricolor das Laranjeiras necessita da vitória para melhorar a sua classificação no Grupo B do Estadual. A equipe comandada por Abel Braga é a terceira colocada, com sete pontos, enquanto o rival cruzmaltino é o líder, com 12. Carlinhos, lateral-esquerdo do Fluminense prega paciência e foco para conseguir derrotar o adversário.
\"É a hora de mudar o nosso foco para o Estadual. Precisamos muito vencer para voltar a figurar entre os classificados para a semifinal da Taça Guanabara. Será um grande clássico e jogos como esse são sempre imprevisíveis. Mesmo assim, temos consciência de que precisa superar o adversário e esperamos sair do Engenhão com a vitória\", salienta.
Além disto, em caso de resultado positivo, o Fluminense irá encerrar um jejum que perdura desde a última temporada. Em 10 partidas diante de seus principais rivais cariocas, o time não conseguiu ganhar: foram 5 empates e 5 derrotas. Esquecer os números é outro conselho dado por Carlinhos.
\"Não podemos levar isso para dentro de campo. São números e cabe a nós escrever uma nova história. Se em 2011 esse retrospecto não esteve a nosso favor, precisamos fazer com que nesse ano seja melhor. Teremos uma oportunidade diante do Vasco e vencer um clássico sempre traz confiança e tranquilidade ao grupo, a torcida se empolga e o incentivo também aumenta. E esses fatores são ainda mais importantes do que as estatísticas\", assegura.