O Athletico encara o Vasco com o desafio de melhorar a pontaria e o aproveitamento dentro da Arena da Baixada. São cinco vitórias, três empates e cinco derrotas em 13 jogos. Isso representa 46% de aproveitamento de 46% e 21 pontos perdidos em casa.
O jogo entre Athletico e Vasco, pela 27ª rodada do Brasileirão, está marcado para 18h15 deste domingo, na Baixada.
O Athletico só venceu Goiás, Coritiba, Bahia, Fortaleza e Santos em casa. Além disso, empatou com Bragantino, Botafogo e Ceará e perdeu para Palmeiras, Fluminense, Corinthians, Grêmio e Atlético-MG.
Com isso, o Athletico - tradicionalmente forte na Baixada - é apenas o 15° melhor mandante do Brasileirão, à frente de Vasco, Atlético-GO, Goiás, Coxa e Botafogo. Outro dado chama atenção. O Furacão tem apenas 10 gols nesses 13 jogos em casa - média inferior a um gol por jogo.
O time passou em branco contra Palmeiras (0 a 1), Fluminense (0 a 1), Ceará (0 a 0), Corinthians (0 a 1) e Atlético-MG (0 a 1). O Furacão marcou, no máximo, dois gols - 2 a 1 sobre o Goiás e 2 a 1 sobre o Fortaleza.
Esses números na Baixada ajudam a explicar a campanha discreta do clube. O Athletico é o 12° colocado do Brasileirão, com 31 pontos - apenas três à frente do Vasco, justamente o primeiro time dentro do Z-4.
O Furacão, portanto, vai tentar acertar a pontaria e melhorar o aproveitamento em casa para se afastar da zona de rebaixamento e ficar mais perto de uma vaga para a Sul-Americana de 2021 - a princípio, seis times (do sétimo ao 12°) garantem vaga no torneio.
Escalação do Athletico
Um provável Athletico para encarar o Vasco tem Santos; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Richard, Christian e Léo Cittadini; Nikão, Carlos Eduardo e Renato Kayzer.
Athletico defende tabu contra o Vasco
O zagueiro Pedro Henrique ficou fora da vitória sobre o Bragantino na última rodada, mas voltou aos treinos nesta semana. Com isso, ele deve reassumir a titularidade, e Zé Ivaldo, voltar para o banco de reservas.
O lateral-direito Jonathan tem treinado desde a semana passada, mas ele ainda não deve ter condições de começar o jogo. Com isso, Khellven ganha mais uma chance na lateral direita.
O trio Nikão, Carlos Eduardo e Kayzer deve ser mantido na frente. A dúvida é se Autuori vai escalar o time no 4-4-2 (com Nikão por dentro) ou no 4-2-3-1 (com Nikão na direita e Carlos Eduardo na esquerda).
O jogo do Athletico contra o Vasco, portanto, está marcado para 18h15 de domingo, na Arena da Baixada, pela 27ª rodada do Brasileirão.