O Fluminense recebeu multa de 15 mil dólares (R$ 75,74 mil na cotação atual) da Conmebol por conta do estado do gramado do Maracanã, na ida das quartas de final da Libertadores, contra o Olimpia, em 24 de agosto. A partida ocorreu quatro dias depois do jogo entre Vasco e Atlético-MG no estádio. O rival conseguiu o direito de atuar lá por decisão da Justiça.
De olho em tentar evitar a penalização, o Tricolor argumentou que o campo está em condições ruins em função da utilização do local em compromissos de outros clubes, permitido por meio de sentenças judiciais. De acordo com o documento da entidade, o posicionamento cariocas foi levado em consideração, assim como as tentativas de melhora da grama.
O volante André também será julgado pelas autoridades da Conmebol por ter chutado o microfone da área técnica do Internacional, na ida das semifinais, novamente no Maracanã. O jogador terá de participar, na manhã de 17 de outubro, dia do jogo do Brasil nas Eliminatórias, de uma audiência da Comissão Disciplinar da entidade. Pode, portanto, sofrer sanções.