Futebol

Rival diferente, a mesma fórmula no Vasco

RIO — Há um consenso em São Januário: o Botafogo será um rival bem diferente do Flamengo, batido na semifinal da Taça Rio. Será um time mais rápido, mais dinâmico e que, provavelmente, não oferecerá tantos espaços. Mas, ao que tudo indica, a fórmula que deu certo no último domingo será repetida na decisão do segundo turno, no Engenhão. Nesta sexta-feira pela manhã, o técnico Cristóvão Borges testou no coletivo a mesma formação que derrotou o rubro-negro, com Felipe no time titular e Juninho Pernambucano entre os reservas.

O treinador afirma que pretende aguardar a definição da escalação do Botafogo e deixa no ar que pode fazer mudanças. No entanto, nenhuma alternativa foi testada no treino.

— Não é certo que vou começar com o mesmo time. O Botafogo ainda não definiu sua equipe e é um time diferente do Flamengo — avisou Cristóvão.

Por causa desta diferença, o técnico trabalhou exaustivamente a recomposição defensiva da equipe. Visivelmente, a preocupação é enfrentar um time nitidamente mais rápido do que o Flamengo. Perguntado sobre as diferenças entre os rivais, Cristóvão evitou falar, por exemplo, em qual dos dois é mais forte ou mais fraco. Mas expôs os pontos que considera chave e revelou que tem visto vídeos até de jogos contra o Botafogo na temporada passada.

— Eles fazem bem a ligação entre defesa e ataque, são rápidos na transição. Como os jogadores deles são dinâmicos, atuam em alta velocidade. Para isso, precisamos de bom posicionamento e de recomposição rápida. A questão é que nosso time também tem vocação ofensiva e precisa ficar bem colocado para não oferecer contra-ataques — disse Critóvão.

O time trabalhou com Rômulo, Felipe e Fellipe Bastos no meio-campo, além de Diego Souza se aproximando dos atacantes Alecsandro e Éder Luís.

No Vasco, a conquista da Taça Rio é vista como a chance de consolidar o clube como membro de um seleto grupo de times que estão, frequentemente, disputando títulos. Após ter ficado oito anos sem conquistas, o time ganhou a Copa do Brasil do ano passado. Depois, foi vice-campeão brasileiro, chegou à semifinal da Copa Sul-Americana e foi vice da Taça Guanabara. A torcida é reflexo disso e já esgotou os ingressos destinados a ele para os setores Sul e Leste Superior.

— Tenho falado com os jogadores que, se continuarmos disputando na ponta em todas as competições, uma hora vamos ganhar. Mas precisamos ganhar para consolidar nossa posição — disse Cristóvão.

— O título dará motivação. Mas temos que trabalhar a parte psicológica em caso de derrota, para não influir na Libertadores — alertou o meia Felipe, já que, na próxima quarta-feira, o time começa a decidir com o Lanús uma vaga nas quartas-de-final da competição sul-americana.

Cristóvão fez duas mudanças na lista de inscritos da Libertadores para as oitavas-de-final. Bernardo, que saiu do clube, deu lugar a Carlos Alberto. E Diego Rosa substituiu o lateral Max.

Fonte: Globo Online
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 1
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150