Uma das grandes surpresas da Copa do Brasil 2008, o Corinthians-AL será o obstáculo do Vasco nas quartas-de-final da competição, nos dias 07 e 14 de maio. Disso, os cruzmaltinos já sabem. No entanto, nem todos no clube carioca conhecem a tradição do time alagoano em revelar atletas. Alguns até alcançaram o sucesso no futebol europeu.
Alguns dos exemplos mais claros do sucesso do Corinthians-AL na revelação de jogadores são o meia Deco, hoje no Barcelona, e o zagueiro Pepe, do Real Madrid. O atacante Marcelinho Paraíba, que faz sucesso na Alemanha, também surgiu para o futebol no time alagoano. O presidente do Corinthians-AL, João Feijó, garante que o trabalho nas categorias de base é uma tradição no clube.
- O Deco no Barcelona, o Pepe no Real Madrid... O Marcelinho Paraíba foi nosso, passou por todas as nossas categorias de base. Fábio e Edson, que estão no Botafogo, também. Tem outros jogadores, todos das nossas categorias de base. Foram revelados com 15, 16 anos. Trabalhamos forte mesmo na base, é um dos grandes trabalhos que fazemos e tenho orgulho de divulgar isso. As condições que damos aos atletas, somente vendo com os próprios olhos - afirma à "Rádio Globo.