O gramado do Maracanã se tornou uma preocupação para o Fluminense, tendo em vista a partida desta quinta-feira contra o Olimpia, pelas quartas de final da Copa Libertadores. Junto ao prejuízo técnico por causa de um campo com condições precárias de jogo, o tricolor também pode ser punido com uma multa por parte da Conmebol, e até ser obrigado de mudar de estádio em futuros jogos das competições da entidade, caso seja reincidente em denúncias relacionadas a este problema.
Para a entidade, os requisitos em avaliação dizem respeito à condição da grama, e os sistemas de drenagem e irrigação.
De acordo com os regulamentos da Comissão Disciplinar para a Libertadores, caso árbitros e delegados reprovem as condições do gramado e um processo disciplinar seja aberto, a sanção financeira na fase de quartas de final pode ser ao menos de 15 mil dólares (cerca de R$ 75 mil na cotação atual). A conta ainda se estende ao pagamento dos direitos de participação do clube, que podem ser retidos pela Conmebol.
Se o clube for enquadrado pela segunda vez e se tornar reincidente neste tipo de infração, a multa salta para 20 mil dólares (cerca de R$ 100 mil). Adicionalmente, pode ser determinado que o estádio seja impedido de receber partidas da Libertadores, e que a equipe precise buscar um outro local para exercer seu mando de campo.
O Fluminense ainda não recebeu nenhum alerta neste sentido, mas a Conmebol abriu recentemente um expediente disciplinar contra o Flamengo, por conta das condições do gramado do Maracanã na partida contra o Olimpia, pela ida das oitavas de final da competição.
Durante o encontro realizado no começo de agosto, o delegado relatou um mau estado do gramado, que levou a problemas adicionais: "Devido ao uso excessivo, o campo tem áreas bastante afetadas, as linhas de marcação excedem a medida de 12 cm e se aprofundaram, ficando abaixo do nível da grama".
No último fim de semana, o estádio recebeu duas partidas do Campeonato Brasileiro. Na noite de sábado, o Fluminense venceu o América-MG por 3 a 1. Já na manhã do domingo, o Vasco bateu o Atlético-MG por 1 a 0. Durante a segundo jogo, choveu e as más condições do gramado ficaram ainda mais expostas, o que preocupa para o jogo do tricolor nesta quinta.