Futebol

Rival: Grêmio recebe o Vasco e quer a recuperação

Grêmio e Vasco fazem o jogo do roto contra o esfarrapado na noite desta quarta-feira no Olímpico. Ambos estão na zona do rebaixamento – o Tricolor em 17º lugar e os cruzmaltinos em 18º.

Apesar da aparente vantagem, o mandante amarga situação muito pior. Ao contrário do visitante, que ainda saboreia a vitória sobre o Atlético-PR, o dono da casa vem de fracasso em fracasso – empate no Olímpico com o Vitória e derrota fora para o Grêmio Prudente.

Seu técnico, Silas, sente a corda apertar no pescoço a cada hora que passa. E não vai poder contar com seis titulares em momento tão crucial.

O lateral-direito Edilson, o zagueiro Rodrigo e o meia Douglas receberam o terceiro cartão amarelo no 0 a 2 para o Prudente. O zagueiro Mário Fernandes se recupera de operação no ombro direito e o lateral-esquerdo Fábio Santos e o meia Leandro têm lesão muscular.

Se já tinha que improvisar o zagueiro Neuton na lateral-esquerda, o técnico terá de deslocar outro homem de área, Saimon, para a lateral-direita. Isto é, o quarteto defensivo mal se conhece.

Alguns jogadores atravessam má fase. Outros são limitados mesmo. Mas o caso mais grave é o dos que parecem não se importar com o destino do time, segundo avaliação dos dirigentes.

- Perder na técnica ainda admitimos, mas ser derrotado porque o adversário se empenhou mais do que o Grêmio, que tem uma tradição de garra a zelar, é inadmissível – disse o vice-presidente de futebol Luiz Onofre Meira depois do vexame em Presidente Prudente.

O discurso pareceu correto. Mas, em relação a Silas, Meira foi inabilidoso. Ele acrescentou lenha à fogueira ao admitir que derrota para o Vasco significará a degola do técnico. A pressão da torcida e de parte da imprensa, que já era grande, pode se tornar insuportável se o Vasco abrir o placar.

Do lado vascaíno, a vitória na última rodada, contra o Atlético-PR, em casa, parece ter animado torcida e jogadores. Dos seis pontos disputados desde a volta do Brasileirão, os cariocas conquistaram quatro. Além do triunfo sobre os parananenses, a equipe de São Januário empatou com o Goiás, no Serra Dourada.

O atcante Nunes, que marcou seu primeiro gol com a camisa do Vasco na última rodada, quer aproveitar o momento de fragilidade do adversário, mas ressaltou que os vascaínos devem tomar cuidado.

- Com 15 minutos, se eles não construírem um resultado, a torcida vai chiar e a pressão vai existir. Tratando-se de Grêmio, não podemos nos precipitar. Uma vitória lá com certeza levantaria a moral. Não estamos à procura de um empate neste jogo. Se não ganharmos, não podemos perder. Temos de aproveitar o bom momento - afirmou.

O técnico cruzmaltino, PC Gusmão, não acredita em vida fácil em Porto Alegre, e lembrou que as equipes se enfrentaram há pouco tempo na Copa da Hora, em Florianópolis.

- Será mais um jogo difícil. E para os dois lados. Isso porque as equipes já se conhecem. Nos enfrentamos no torneio em Florianópolis. Nossa equipe está amadurecenco muito rápido e é preciso que nosso time tenha atitude para tirar o Vasco desta situação - completou PC.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X VASCO


Estádio: Olímpico, Porto Alegre (RS)
Data/Horário: 21/7, às 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (FIFA/PR)
Auxiliares: Gilson Bento Coutinho (PR) e José Amilton Pontarolo (PR)

GRÊMIO: Victor; Saimon, Ozeia, Rafael Marques e Neuton; Adilson, Rochemback, Maylson e Hugo; Jonas e Borges
Técnico: Silas

VASCO: Fernando Prass, Fagner, Dedé Titi, Carlinhos; Rafael Carioca, Romulo, Nilton e Fumagalli; Jonathan e Nunes
Técnico: Paulo César Gusmão

Fonte: Lancenet!
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150