A estratégia que funcionou no Rio poderá ser repetida quarta-feira, em Curitiba, quando o Flamengo fará o jogo de volta contra o Atlético-PR, pela primeira fase da Copa Sul-Americana. E não se trata apenas de manter o que deu certo. O caso é que, enquanto o Campeonato Brasileiro entra num momento decisivo, o desgaste pelos 46 jogos já disputados no ano, com apenas duas derrotas, começa a cobrar seu preço ao Flamengo. O cansaço e os problemas musculares, que não tinham acontecido, começam a surgir. E vários titulares podem começar no banco a partida no Sul.
A Copa Sul-Americana permite apenas a inscrição de 25 jogadores. Destes, três são goleiros, o que significa que, a cada jogo, um deles é descartado. Dos 24 restantes, Vanderlei Luxemburgo não pode contar com o zagueiro David, que está gripado, e com o meia Thiago Neves, que se recupera de um problema muscular, além do volante Aírton, que será submetido a uma cirurgia no joelho. Dos 21 inscritos restantes sairão os 18 relacionados para o jogo. Thiago Neves, por exemplo, já está fora até do jogo com o Vasco, no próximo domingo.
Nomes importantes como Ronaldinho Gaúcho e Renato devem começar no banco o jogo de quarta. O objetivo é evitar novos problemas médicos, quase às vésperas do jogo com o Vasco, que luta pelas primeiras posições no Brasileiro. Para completar, no dia 8 de setembro - daqui a quatro rodadas -, o time faz jogo considerado decisivo contra o Corinthians, líder da competição. Para piorar, o lateral-esquerdo Júnior César deixou o jogo com o Internacional sentindo dores musculares e também pode ser poupado. Leonardo Moura, que vem sentindo o acúmulo de jogos, também preocupa.
Por um lado, a sequência de jogos trouxe uma coincidência agradável: como o Flamengo jogou no último domingo em Porto Alegre e quarta atua em Curitiba, a delegação seguiu direto e irá manter o time concentrado, com repouso e alimentação controlados.
Para amenizar a situação, Vanderlei Luxemburgo ganhou dois \"reforços\" em Curitiba. Após disputarem e vencerem o Mundial Sub-20, o lateral Galhardo e o atacante Negueba se reapresentaram. Eles estão inscritos na Sul-Americana.
O Flamengo joga por um empate para conseguir a inédita vaga na segunda fase da Copa Sul-Americana. Mas seguirá adiante, também, se perder por um gol de diferença, desde que marque pelo menos um gol no jogo.
A outra preocupação rubro-negra é o atacante Deivid. O abatimento dele após perder um gol incrível contra o Internacional chamou a atenção do técnico, que conversou com o jogador ainda no Beira-Rio:
- Não pode se abater, tem que levantar a cabeça. Disse que ele já deu vitórias para a gente no campeonato.
Deivid, de fato, é o vice-artilheiro do Flamengo e do Campeonato Brasileiro com oito gols, dois a menos do que Ronaldinho Gaúcho. No entanto, acabou ficando marcado por chances claras desperdiçadas. Antes do jogo contra o Internacional, já acontecera algo semelhante contra Atlético-MG e Santos. Luxemburgo, no entanto, tem elogiado o crescimento do jogador, que vem buscando o jogo fora da área e ligando contra-ataques. A presidente Patrícia Amorim, perguntada sobre o gol perdido, não criticou o jogador.
- Espero que desconte no Vasco. Não é para criar rivalidade, por favor. É por ser o próximo adversário - disse.