Para antigos craques na arte de fazer gols, os avanços do futebol ao longo, principalmente, das duas últimas décadas vêm aos poucos extinguindo os centroavantes de ofício. Especialistas em balançar as redes se tornaram artigos em extinção. fala sobre os possíve e Roberto Dinamite compartilham da mesma opinião.
Artilheiro do Brasil nas Copas de 1986 e 1990, Careca ainda consegue ver bons valores na posição em que se destacou. Ele cita Alexandre Pato e Nilmar, mas crê que Vágner Love é o principal candidato à camisa 9 da Seleção.
- Ele não se intimida, tem personalidade. Só precisa de sequência com a amarelinha.
O parceiro de Maradona no Napoli sofre por ver que o país não faz mais, como antigamente, jogadores que são referência na área.
- Os pontas acabaram e os alas de hoje pensam muito em fazer gol. Desde a base, em vez de centroavantes, formam-se atacantes, que se movimentam bem mais, mas não puderam apurar o faro de gol.
Maior ídolo do Atlético-MG, Reinaldo, titular do Brasil na Copa de 1978, deposita suas fichas no sucesso de Fred.
- Qualidade ele tem. Não posso afirmar que arrebente na Seleção, mas tem potencial para isso.
Para aquele que foi chamado de \"Rei\", na sua época os centroavantes tinham maior qualidade:
- O Cláudio Adão, por exemplo, era muito técnico mas não tinha chance na Seleção. Hoje em dia jogaria fácil.
Principal nome da história do Vasco, Roberto Dinamite culpa a evolução da parte tática.
- Hoje tem time que joga no 3-6-1. E o único atacante ainda precisa voltar para marcar, ou seja, está cada vez mais distante do gol. No meu tempo, a gente só atacava. Com as mudanças, quem vem de trás, como Kaká e Ronaldinho Gaúcho, aproveita que o atacante está bem marcado e tem até mais chance de fazer gols pela Seleção.
Assim como Reinaldo, de quem Roberto roubou a posição durante o Mundial da Argentina, o maior artilheiro vascaíno de todos os tempos confia que Fred possa defender a pátria por muitos anos.
- Para mim, ele tem tudo para se firmar. Porém, é do mesmo nível do Rafael Sóbis, do Adriano, do Vágner Love. Talentosos como são, todos podem fazer a diferença. Mas a verdade é que hoje não há mais um titular absoluto na posição. Vai jogar quem estiver melhor.