Em entrevista à Super Rádio Brasil, o meia atacante Robinho, recuperado de contusão, se coloca à disposição de Dorival Júnior para enfrentar o América-RN nesta sexta-feira, jogo que pode dar o título da Série B ao Gigante da Colina:
\"Tive uma lesão e vim lutando esse tempo todo para me recuperar logo, para ter a oportunidade de atuar em algumas partidas no final do campeonato. No sábado passado, comecei a treinar com bola e fazendo intensivamente também treinamento físico. Acredito que na sexta já devo estar à disposição do treinador e ser relacionado para o jogo contra o América de Natal.\"
Grande número de lesões foi a grande inimiga do Vasco em 2009?
\"Acredito que sim. Mas não só as contusões. Acredito que a qualidade do elenco do Vasco, também, ajudou muito a fazer com que ninguém se tornasse titular, porque a cada momento que um jogador se lesionava ou saía da equipe por cartão, outro entrava no lugar e conseguia suprir a ausência desse jogador, não caía a qualidade do time. Pelo contrário, só subia. E foi acontecendo isso, havendo um revezamento em todas as posições, mas o bom é que a qualidade do time não diminuía, continuava no mesmo patamar. Então, acredito que as lesões, juntamente com a qualidade do grupo, fizeram com que não tivesse titular absoluto na equipe do Vasco nessa Série B.\"
Auto-análise de Robinho sobre seu rendimento com a camisa do Vasco até aqui:
\"Acredito que pude fazer um bom trabalho. Apresentei boas partidas, consegui ajudar o grupo da melhor forma possível. Não pude dar uma sequência maior pelo fato das lesões. Mas estou muito feliz com meu rendimento com a camisa do Vasco. Sei também que tenho muita coisa para mostrar ainda. Sei que posso render muito mais se eu tiver uma sequência maior, como todos esses jogadores do elenco, também. Essa é a minha caminhada no Vasco. Acho que foi boa, porque eu consegui fazer boas partidas. O único passo negativo foi que eu não puder dar uma sequência maior, por causa das lesões.\"
Aprendizados de Robinho ao trocar um clube pequeno por um grande:
\"Particularmente, eu aprendi que você tem que ter muita preparação, tanto física quanto mentalmente, também, para jogar numa grande equipe, porque a cobrança é muito maior. Você tem que ter mais responsabilidade no que você vai fazer. Como você mesmo disse, eu vim de uma equipe pequena, senti um pouco na parte física. Aqui no Vasco, você tem que estar bem o tempo todo. A carga de treinamentos é muito mais forte. Até porque é uma dificuldade muito maior, pois todos os times que enfrentam o Vasco dão a vida, é o jogo da vida, querem ganhar da gente de qualquer forma. Então, a gente tem que estar bem preparado. O que eu aprendi foi isso. Tem que estar bem concentrado em todas as partidas, em todos os treinamentos, porque a concorrência é grande, e para você conquistar um lugar, uma vaga, conseguir um espaço, você tem que batalhar muito.\"
Qual o pensamento de Robinho para o futuro?
\"O meu pensamento, com certeza, é ficar aqui no Vasco, porque a gente batalhou na Série B, foram jogos difíceis, e a gente conseguiu fazer um bom trabalho. Eu tenho, em 2010, a esperança que eu renove o contrato, mas a diretoria do Vasco e nós, jogadores, também, até então não estamos muito preocupados com isso, porque a gente tem um objetivo maior, que é ser campeão, primeiro. Depois que estiver tudo decidido, já, que já estivermos com o caneco na mão, aí a gente vai pensar em renovação e tal. Mas é lógico que a gente não pode deixar de pensar no futuro, também. E eu penso, no futuro, em estar com a camisa do Vasco em 2010.\"