O Núcleo Futebol Internacional do LANCE! falou com Romário. Queríamos saber do Baixinho se ele acha que o atual time do Barça pode ser considerado o melhor Barcelona de todos os tempos. E descobrimos que o agora deputado federal não se liga muito em futebol europeu: Estou mais voltado para a minha política.
Se alguém se lembra do Barcelona de 1993, apelidado de Dream Team e que tinha Romário e Stoichkov formando uma das melhores duplas de ataque que o mundo já viu, sabe que aquele time concorre seriamente com o Barça atual ao título de melhor de todos os tempos. Na disputa, também podemos incluir, é claro, o Barça de Ronaldinho que tinha Messi ainda como coadjuvante e o time do fim dos anos 1950, início dos anos 1960, que contava com outro brasileiro: Evaristo de Macedo (Outros? Aceitamos sugestões).
Confira abaixo trecho do papo que batemos com o melhor jogador do mundo em 1994.
LANCE! Messi é realmente o melhor jogador do mundo?
Romário É, até porque, entre os que tem por aí, ele sobressai, apesar de estar longe de ser um fenômeno. Enquanto um jogador não disputar uma Copa do Mundo e ganhar, ele não pode ser considerado tudo isso que vocês às vezes pensam. Mas ele joga bem sim, tem muita técnica, sabe fazer gol. Dentro dos que existem aí, ele é o melhor, mas não tem muitos não.
L! Quando vc jogava no Barcelona, diziam que aquele Dream Team era o melhor Barcelona de todos os tempos?
R Todo ano eu ouço vocês da imprensa dizerem que aquele time é o melhor de todos os tempos, mas isso é muito relativo, né? São épocas diferentes, outros jogadores. Eu li e eu vi a imprensa, não só na Espanha, mas no mundo, chamar aquele Barcelona de o melhor de todos os tempos. Hoje é esse, daqui a cinco anos é outro. O futebol é isso mesmo
L! - Você acha que o Barcelona de hoje pode estar sobressaindo porque os adversários não são tão bons?
R Eu gosto de dizer que na minha época lá na Espanha existia uma competição, como sempre vai existir, entre Barcelona e Real Madrid, uma coisa meio que à parte, e tinham mais quatro ou cinco times que sempre eram considerados times de chegada, como o La Coruña, o Real Sociedad e outros três ou quatro. E hoje, pelo que eu vejo lá, só chega mesmo ou Barcelona ou Real Madrid. Isso já é um fator diferencial na hora de vc fazer uma avaliação se um time é o melhor de todos os tempos, porque, se só tem um outro time para competir, realmente fica difícil, né?
L! - Em 93 a competição era mais difícil?
R Era bem mais difícil. Tinham outros candidatos aos títulos, cinco ou seis times com certeza.
L! - Como era jogar naquele time?
R Jogar em time bom é muito fácil. Eu tive a oportunidade de jogar em dois times ótimos, que foram o Barcelona e o Vasco de 2000. O resto foram times bons, mas os melhores que eu joguei foram esses dois.
L! - Hoje em dia, existe algum time que possa bater o Barcelona? Se não for o Barcelona o melhor time do mundo, qual seria?
R - Eu não tenho como te responder, porque realmente eu não tenho acompanhado muito o futebol europeu. Eu estou mais voltado para a minha política e, no que diz respeito ao futebol, eu estou mais focado aqui no Rio, porque eu voltei a trabalhar com o America. Então futebol, para mim, é futebol carioca, principalmente o America. Mas ano passado o Barcelona era considerado o melhor e acabou perdendo para a Inter de Milão, e nem sempre o melhor ganha. Em 90 minutos, muita coisa pode acontecer. Mas realmente o Barcelona é hoje o melhor time que há. Eu até já ouvi outros adversários do Barça falarem isso, gente que jogou contra eles. Então, eu não sei te dizer se é o melhor de todos os tempos, mas, com certeza, é um dos grandes times que o clube já montou na sua História.
L! - Quais times que podem ser considerados os melhores que você já viu jogarem? Além daquele Barcelona, existe outro time que é dos melhores que você já viu jogar?
R Aquela Seleção de 82 era uma Seleção que dava gosto de ver jogar. O Milan dos anos 90, que tinha o Gullit, o Van Basten, Baresi, Maldini. Esse time também dava gosto de ver jogar. Tanto é que a gente fez uma final da Copa Europa contra eles e perdemos de 4 a 0. Na minha concepção, não era melhor do que o meu time, mas foi um time que bateu a gente, por quatro gols de diferença.