Um dos destaques do Vasco em 2011, Romulo ainda não conseguiu entrar em campo nesta temporada. Por causa de uma lesão no pé direito, ele ainda está em processo de recuperação e só deve retornar aos treinamentos com o restante do elenco daqui a dez dias. Como não fez a pré-temporada normal e está sem ritmo, sua presença na estreia do time na Libertadores é inviável. O clube enfrenta o Nacional-URU dia 8 de fevereiro, em São Januário.
- Quem vai determinar é o departamento médico, mas as dores estão desaparecendo e estou otimista quanto ao retorno. O tratamento tem sido constante no clube e seguindo as recomendações com repouso em casa. Tudo isso para voltar a treinar e jogar logo. Ninguém gosta de ficar visitando o departamento médico - disse o jogador.
Romulo comentou sobre o fato de ter jogado com dores na reta final do Brasileiro do ano passado
- Era algo suportável, mas foi ficando pior. Na última partida, por exemplo, foi na base da superação. Não queria que soasse como desculpa. O ano passado foi muito desgastante, mas ao mesmo tempo prazeroso, principalmente pelo título da Copa do Brasil e a convocação para Seleção Brasileira.
Sem Romulo, Fellipe Bastos tem sido escalado no time titular ao lado de Nilton na proteção à zaga.