Nos cerca de 20 dias que tem trabalhado com o grupo do Vasco, desde que foi contratado para substituir Renato Gaúcho, o técnico Celso Roth deu muita ênfase à preparação de seu sistema defensivo. Nos jogos-treinos e coletivos que o time disputou neste período, este setor correspondeu e saiu de campo sem sofrer gols na maioria das vezes. Para isso, Celso Roth tem cobrado muita na marcação até de jogadores como o meia Morais, pouco acostumado a este ofício.
O maior problema do treinador cruzmaltino, no entanto, está no ataque. Sem poder contar ainda com grandes reforços para a posição, com Leandro Amaral ainda se queixando de dores no tornozelo, e com Romário só estando à disposição para os jogos no Rio de Janeiro, Celso Roth tem encontrado muita dificuldade para tornar eficiente seu sistema ofensivo. Precisamos melhorar nossa parte ofensiva. Quando temos a posse de bola estamos ficando muito ansiosos e criando poucas jogadas, comentou o treinador.
Uma das soluções para o ataque seria Geovanni, do Cruzeiro, mas a negociação fracassou, já que o jogador não está disposto a trocar a Toca da Raposa por outro clube. Apesar da pouca vontade do atacante em jogar pelo Vasco no momento, Celso Roth não escondeu que esperava contar com Geovanni no Campeonato Brasileiro. Não tem como ele não me agradar. Ele é um jogador altamente técnico e, mesmo que esteja passando por um mau momento, é um atacante de grande qualidade e seria muito importante para o nosso grupo, avaliou o técnico.
Enquanto isso, André Dias deverá ser mesmo o único atacante do Vasco na estréia do Campeonato Brasileiro, domingo, contra o América-RN, no Estádio Machadão. Já na defesa, o time carioca terá uma nova dupla, diferente da que costumava ser escalada por Renato Gaúcho.
Jorge Luiz já havia barrado o argentino Emiliano Dudar nos primeiros coletivos com Celso Roth. E nos últimos treinos, diante da indefinição sobre a possível saída de Fábio Braz, Júlio Santos acabou ganhando uma oportunidade e pode pintar como titular em Natal.
Na tarde desta sexta-feira, o Vasco faz seu último coletivo antes da estréia no Campeonato Brasileiro. A viagem para Natal acontece na manhã de sábado. Na capital potiguar, o time ainda fará um treinamento leve no campo do ABC-RN, tradicional rival do América-RN.
Caso não haja mais nenhum problema de lesão, o Vasco deve entrar em campo com a seguinte formação: Sílvio Luiz; Thiago Maciel, Jorge Luiz, Júlio Santos e Rubens Júnior; Roberto Lopes, Amaral, Abedi, Renato e Morais; André Dias.