Em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro, com a quarta defesa menos vazada, o terceiro melhor ataque e o segundo saldo de gols mais positivo, o Vasco segue firme rumo a uma vaga para a Libertadores de 2008 e, quem sabe, ao pentacampeonato brasileiro. O técnico Celso Roth comemora a ótima fase, mas não consegue apontar um único motivo para o sucesso do time.
- Não há um craque na equipe. O que existe de melhor é o coletivo. O campeonato está em aberto, mas os destaques são os times que deram seqüência ao trabalho. O São Paulo está aí para provar isso diz o técnico Celso Roth.
O bom preparo físico do Vasco é outro fator que alegra o comandante.
- O time está muito bem. Temos uma metodologia e trabalhamos de forma integrada. Humberto Ferreira (auxiliar técnico) e eu somos formados em educação física e entendemos do assunto. Aqui temos padrões altos e estabelecemos índices que todos os jogadores têm de atingir.
Roth explicou ainda quais são os objetivos físicos.
- Pensamos sempre na consistência, na marcação forte e no rápido contra-ataque.
O preparador físico do clube, Mauro Brito, também avaliou o trabalho da equipe.
- A primeira parte da preparação é fazer um perfil de cada atleta. E determinar um índice que eles têm de atingir para estarem aptos a jogar. Quem não estiver bem, trabalhará separado. Nosso destaque é o grupo, pois todos estão crescendo. O interessante é que o time está conseguindo jogar bem nos dois tempos, inclusive marcando gols na segunda etapa. Como o Brasileiro é por pontos corridos, cada jogo é uma decisão, e a tendência é a evolução da equipe.
Humberto Ferreira, auxiliar técnico e preparador físico, contou que há cinco pessoas avaliando fisicamente os jogadores.
- A relação entre as áreas técnica e física é muito importante. Trabalhamos muito bem, com entrosamento. Os atletas do Vasco têm um índice físico bom, são dedicados e têm boa genética. Como o time joga a cada três dias, existe também um trabalho de nutrição. Investimos na alimentação justamente para que os jogadores mantenham o ritmo. A vantagem é que o Vasco tem condições modernas de trabalho.