Futebol

Roth transforma o Vasco na equipe mais indisciplinada do Brasileiro

Invicto desde que assumiu o comando do Vasco, Celso Roth está moldando o time à sua imagem e semelhança. Conhecido pelo estilo \"linha dura\", até agora o treinador vem se mostrando um gentleman no tratamento com a imprensa e com seus atletas. Já a equipe não é tão cordial com as canelas do adversários e lidera um desagradável ranking: a de mais indisciplinada do Campeonato Brasileiro, com 17 cartões recebidos nas três primeiras rodadas. O vermelho recebido por Júlio Santos antes do segundo minuto do jogo contra o Náutico, foi a prova que há algo diferente em São Januário.

A cada partida que passa o Vasco se apresenta de forma mais violenta. Como resultado, no empate com o Náutico, no Recife, o time recebeu oito cartões amarelos e dois vermelhos. Segundo Celso Roth, nada que tenha prejudicado, pelo contrário.

- A equipe sabia que a partida seria difícil e se preparou. Os jogadores foram avisados e estão de parabéns, porque reagiram e mostraram maturidade na parte tática.

Na estréia do Vasco na competição, contra o América-RN, em Natal, Júlio Santos, Roberto Lopes e Guilherme foram contemplados com a advertência do árbitro. Já contra o Sport, o número de \"amarelados\" se ampliou. André Dias, Thiago Maciel, Allan Kardec e outra vez Júlio Santos receberam cartão. Domingo, contra o Náutico, os \"premiados\" se multiplicaram por dois. Oito vascaínos foram punidos: Guilherme, André Dias, Amaral, Abedi, Roberto Lopes e Sílvio Luiz foram contemplados com o amarelo, enquanto Fabio Braz e Júlio Santos, de novo, deram entradas duras nos adversários - e receberam também o vermelho.

Uma simples volta ao tempo traduz com fidelidade as mudanças implementadas pelo estilo Roth. Nas três primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro do ano passado, o Vasco, então comandado por Renato Gaúcho, enfrentou, pela ordem, Internacional, Ponte Preta e Fluminense. Nos dois primeiros confrontos, nenhum jogador recebeu cartão. No clássico regional, apenas dois - Ives e Eder - ganharam amarelo.

É verdade que o time de Roth marca mais do que aquele dirigido por Renato, que padecia ao sofrer inúmeros gols em contra-ataques. No entanto, o fato de receber tantos amarelos - e vermelhos - por jogo acende um alarme em São Januário. Afinal, o time, até agora, só enfrentou adversários que subiram recentemente da Série B. Uma temeridade pode vir a ocorrer contra os grandes clubes do país, caso o time mantenha essa \"pegada forte\", que por muitas vezes é confundida pelos jogadores com violência desmedida.

Responsável por deixar o time com um a menos desde o primeiro minuto de jogo, domingo, o zagueiro Júlio Santos acredita que o árbitro foi bastante \"rigoroso\" com ele.

- No calor da partida, naquele início, o juiz poderia ter segurado mais o jogo, ter conversado mais.

O treinador não pensa em punir Júlio Santos, mas avisará aos atletas que eles precisam ter mais cuidado.

- Vamos conversar a respeito das expulsões. Isto complica. O Júlio sabe que as coisas não podem ser assim. O árbitro teve um critério que, a meu ver, foi correto. Vi a jogada com calma pela tevê e acho que o juiz agiu corretamente.

Apesar das evidências, o atacante André Dias discorda que apenas a equipe carioca tenha se valido da violência.

- É preciso que alguém passe a cobrar dos árbitros alguma providência - bradou o artilheiro do time na competição. - O juiz deixou de marcar várias faltas para o Vasco.

Fonte: Jornal do Brasil
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150